segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Será que eu encaro?

Do site da Revista TPM, a matéria da Renata Leão, serve de reflexão e fica o desafio para os novos papais. Se quiser ler no site original é só clicar no título da matéria abaixo.



Fraldinha moderna – e ecológica!



Quando conto para as pessoas que minha filha, de 1 ano e 2 meses, usa fralda de pano, elas fazem uma cara bem estranha, e tenho certeza de que pensam: “A Renata ficou maluca de vez, imagina passar horas esfregando essas fraldas no tanque...”. Quando isso acontece, eu imediatamente explico que são fraldas de pano megamodernas – e lindas. Com fecho de velcro e estampas incríveis. A onda começou quando a bebê era recém-nascida e eu não me conformava com o tanto de fraldas descartáveis que jogava no lixo todo dia. Foi aí que uma amiga me passou o link do Babyslings. A dona da página é a Bettina Lauterbach, gaúcha de Gramado que faz as fraldinhas com forros, estampas e tudo o mais (tem também absorventes nessa batida). A princípio, ela me aconselhou a encomendar seis fraldinhas de pano e fazer o teste. Quando o pacotinho chegou eu delirei: elas são muito bonitinhas. E, conforme você vai usando, vão ficando mais absorventes. Detalhe: a Alice nunca assou. E eu não uso pomadas para assadura. Encomendei fraldinhas P, depois M e, recentemente, mandei vir um estoque de G. Doze delas são suficientes para manter o bebê sequinho e trocá-lo de duas em duas, ou de três em três horas. Para dormir, uso a descartável, confesso, que dura a noite toda. Mas eu e a nenê ficamos muito mais felizes em saber que, além de economizar uma grana, estamos deixando o planeta menos imundo. Deem uma olhada nesses números, reflitam um pouquinho e façam a experiência. Vale muito! A Alice faz até cara feia quando me vê com uma fralda descartável na mão. E não tem grandes mistérios pra lavar, não: é só deixar de molho com um pouquinho de sabão de coco líquido e depois dar uma batidinha na máquina, com um pouquinho de vinagre (que faz com que o tecido fique mais absorvente!).

- Nos primeiros dois anos de vida, uma criança usa cerca de 5.500 fraldas descartáveis. Em vez disso, poderia usar cerca de 60 de pano.

- Cerca de cinco árvores são abatidas para 5.500 fraldas descartáveis.

- Um bilhão de árvores são usadas para as bundinhas dos nenês, no mundo, por ano, para suprir a indústria de fraldas descartáveis.

- Uma fralda descartável demora, em média, 450 anos para se decompor nos lixões do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário