terça-feira, 5 de maio de 2009

Como os piratas salvaram a arqueologia

Quando o eBay e outros sites de leilão eletrônico apareceram, a comunidade de arqueologistas ficou de alerta, receosa que a facilidade de comercialização aumentasse o roubo e depredação de sítios arqueológicos.

Alguns anos decorridos esse efeito está sendo avaliado. O arqueologista Charles Stanish da UCLA reporta que realmente sites como o eBay alteraram completamente o comércio de relíquias, mas de uma maneira inesperada.

Ao fornecer uma área livre de comércio de antiguidades e relíquias, o eBay realmente aumentou a demanda por esses itens, mas ao invés de aumentar a pilhagem de sítios arqueológicos o que aumentou foi a produção de cópias. Comunidades inteiras que antes viviam da coleta de itens antigos e raros direcionaram suas atividades para a cópia desses itens.

Em paralelo o aumento da oferta de cópias no mercado (e da qualidade das cópias) deixou os colecionadores mais cautelosos.

Quando Charles Stanish começou a observar antiguidades no eBay ele estimou em 50% de cópias, 5 anos depois, 95%. Com a melhora das técnicas de falsificação hoje ele não consegue dizer com certeza o que é cópia e o que não é, mas na avaliação dele como especialista, 30% são cópias óbvias, os outros 70% ele não sabe dizer.

Hoje a tecnologia para fazer falsificações já está melhor que a tecnologia para identificá-las e quem quer correr o risco de comprar um autêntico vaso chines por $50000 só para em alguns anos a tecnologia melhorar e descobrirem que é uma falsificação.

E olha só a pirataria salvando os sítios arqueológicos.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Momento

Hoje voltando de mais um dia cansativo liguei o iPod no modo aleatório.

A primeira música que ele escolhe pra mim: "Stuck in a momment you can't get out of" do U2.

Divertido quando teu iPod parece que está entendendo você. De uns tempos pra cá tenho me questionado muito sobre minhas escolhas profissionais e sobre o momento que estou passando na vida.

Como eu vim parar aqui? E mais importante, como eu faço pra sair?

Acho que não é tanto a música como um todo, mas um verso em particular que acertou em cheio: "Don't say that later will be better"

Em algum lugar lá atrás as coisas não estavam andando direito e a gente vai pensando: É uma fase, vou me formar e vai dar tudo certo. Então entra o mestrado e quando o mestrado acabar vai ficar tudo bem. Dai entrou o doutorado e quando ele acabasse ia ficar tudo bem. Agora é o pós-doc, ou o concurso, ou arrumar um lugar pra morar e sair da pousada.

Não sei que tipo de atitude que preciso tomar, mas até meu iPod já sabe, não adianta ficar esperando que as coisas melhorem.

domingo, 3 de maio de 2009

A culpa é do macaco

Eu recomendo fortemente aos interessados em ciência com inglês razoável que escutem os podcasts da Scientific American. Em especial peguem as séries de 60 seconds of science. São programinhas de aproximadamente 60segundos com alguma história relacionada com ciência.

Pois bem uma das últimas que ouvi é que um empresa chamada DND imports está fazendo um recall do brinquedo, Dinosaur Play Sets:Dinosaur Era 2 Hunting Dinosaur

Aqui uma imagem do brinquedo:



Como podemos ver o brinquedo inclui um dinossauro, o caçador, algumas árvores, um helicóptero, armas e um macaco. Não sei qual é a história, mas não é um bando que costumamos ver na mesma cena. E o culpado do recall é o macaco, aparentemente a tinta utilizada tem uma quantidade de chumbo muito acima do permitido.

O que nos leva a questão: O que o macaco está fazendo ali?

Dinossauros e macacos não viveram na mesma era, logo o caçador deve ter levado o macaco com ele. Qual a função do macaco? Carregar as armas? Pilotar o helicóptero?

Tá bom, tá bom, é difícil criticar brinquedos quando meu favorito durante a infância foi um tubo de nívea da minha mãe. Hoje em dia vou à farmácia e vejo que não se fazem mais tubos de nívea como antigamente.