sábado, 20 de junho de 2009

Quebrando paradigmas 1

Existem certas regras nessa vida que eu tento seguir, muitas carregadas de conceitos e preconceitos incutidos desde a mais tenra idade.

Tendo nascido e crescido em São Paulo, estou acostumado a comer boas pizzas. São Paulo tem pizzarias que estão lá desde muito antes de eu nascer, isso por si só é uma boa referência, com tantas opções na cidade, alguma coisa eles devem estar fazendo certo para estarem lá a tanto tempo.

Ao longo da vida a vontade de comer pizza em horários inadequados me fez criar uma série das regras ditas acima.

Não espere uma boa pizza:

a) em uma cidade litorânea;
b) se não for forno a lenha;
c) em um rodízio de pizza;
d) se tiver catchup, mostarda e/ou maionese na mesa.

Bem, a vontade de comer pizza aliada a uma sugestão do Solto na cidade, fez a gente deixar alguns medos de lado e experimentar uma pizzaria em Natal.

O nome assustava um pouco Índios, pizzeria-arte-bar. A decoração era bonita, com muita coisa de cerâmica marajoara e tapajônica, além de pinturas com imagens e motivos indígenas, mas não muito no estilo tradicional de pizzarias.

Entramos fugindo da chuva, não tinha lugar pra sentar já que boa parte das mesas ficavam pra fora e estavam na água. Resolvemos esperar. Logo liberou uma mesa e fomos atendidos. Nenhum catchup a vista, bom sinal.

O cardápio é pintado em uma tábua fina, simpático. Na parede um diploma de curso técnico de pizzaiolo em italiano lembra que o risco foi calculado, tínhamos visto que o dono, chef, maitrê e garçon Mauro Mazzilli é romano e ele que vem pessoalmente nos atender.

Uma olhada no cardápio e a Renata escolhe a Matriciana (Molho de tomate, cebola, bacon, pimenta, Queijo italiano), eu fico em dúvida e Mauro recomenda:

"Sugestão, pizza de batata, queijo, alecrim. Muito boa. Em Roma come-se muito no café da manhã."

Acatamos a sugestão. Logo o cheiro invade o ambiente e a fome aperta. Não demora muito e Mauro aparece carregando sua obra. A pizza não é redonda, eu peço pra tirar uma foto e ele fica encabulado, mas deixa.



A pizza é cortada em 8, ele serve e sugere novamente.

"Essa pizza é boa de comer com a mão"



A pizza é excelente, muito gostosa, super crocante, diferente do estilo que estou acostumado. Não vou fazer comparações com as de São Paulo, é parecido o suficiente para saber que é pizza e é diferente o bastante para não ter base de comparação.

Receber uma "autorização" pra comer com a mão foi um extra, adoro comer com as mãos.

Pizza em cidade litorânea, sem forno a lenha, foi uma quebra de paradigma deliciosa.


PS: Já voltamos lá duas vezes e continua gostoso, não foi só a surpresa. Toda vez volto com o céu da boca queimado, não consigo esperar esfriar um pouco. Ah! A pizza fica ótima requentada de manhã e a de batata realmente é uma delícia no café da manhã.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sorveteria Tropical

Eu estava feliz de ter encontrado uma sorveteria em Natal, pois bem, encontrei outra.

Gostei muito da sorveteria tropical, a bola dupla custa R$6 e é bem grande. Tem diversos sabores e para mim o destaque são os de frutas, principalmente as regionais. O sorvete de Mangaba é uma delícia.

O da foto ai é Tangerina e pistache, a Renata está segurando e ao fundo dá pra ver nosso carro, o Branquinho Jr.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Bolo do Biel

Para os desavisados o aniversário do Gabriel (meu sobrinho) foi ontem, 17/6. Um aninho de vida, nessa idade não adianta dar parabéns, mas eu liguei para parabenizar o pai e a mãe por terem mantido o guri saudável nesses primeiros 365 dias.

Não fizemos bolo, pois a saga do fogão continua, a incompetência e descaso da Brastemp é assustadora.

Entretanto, achamos um café muito bacana no Midway Mall, com bolos bonitos na vitrine.



Eu pedi uma mistura de capucino gelado e chocolate quente. O capucino gelado é bem gostoso, o chocolate quente é aquele mingau de chocolate que está na moda, acho horrível.

Aproveitamos que era aniversário e pedimos uma torta crocante (R$3,50), a surpresa foi o tamanho da torta, podia ter substituído o almoço.



Bem, não tinha Gabriel por perto e ainda vai levar um tempão até ele comer um desses, mas pra gente este sempre será o bolo do Biel.

Saudades, saudades.

Ah! O lugar é o Santa Clara Café Orgânico.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Pílulas de ciência 2

Gordurinhas - Um trabalho publicado na revista Cell Transplantation mostra um novo uso para aquelas gordurinhas extra.

Tecido adiposo é rico em células precursoras multipotentes (células que podem diferenciar em outros tipos celulares). O grupo da Dra. Kacey Marra isolou células precursoras adiposas e mostrou que com alguma ajuda elas podem auxiliar na regeneração de nervos interrompidos.

Imagina que bom negócio? Remover um tanto de tecido adiposo e poder voltar a andar?

-------------------

Good news and bad for dad this Father's Day
- algumas descobertas sobre características do empacotamento do DNA do espermatozóide indica que o papel do pai no desenvolvimento de um embrião saudável pode ser menos passivo do que se imaginava.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Recompensas

Pra compensar o outro post mal humorado, esses dias andando de bicicleta pelo bairro peguei um princípio de chuva. A água não se confirmou, mas sol e chuva, olha o que apareceu.

 


Outro dia fim de tarde aqui em casa fui surpreendido pela vista do apartamento.

 


É bom saber que tem coisas bacanas por perto se estivermos com capacidade de olhar.

Posted by Picasa

Não tem trânsito o C*$%#@&

A Renata costuma reclamar quando alguém fala que vamos gostar de Natal porque o trânsito é melhor que São Paulo. Qual é o ponto? Se seu lugar de origem for uma droga você vai gostar daqui?

De qualquer forma algumas diferenças regionais vão surgindo. As pessoas levam muito a sério dia dos namorados por aqui. Na semana anterior já estavam falando de planos para o tão sonhado dia. Quando comentamos que nunca demos bola para essa data, nos olharam como se fossemos aliens.

Pois bem, por acaso na véspera do dia dos namorados precisávamos comprar um fio pra fazer um varal aqui. Coisa das nossas arrumações. O único lugar que eu conheço que fica aberto depois das 18h pra essas coisas fica num shopping.

Inocentemente fomos lá comprar 1m de fio e devo dizer, "NÃO TEM TRÂNSITO O CA&*%$#$%!"

Nunca peguei congestionamento tão ruim pra chegar, entrar e sair de um shopping. Que raiva que deu.

 
Posted by Picasa

domingo, 14 de junho de 2009

Wii-hab, exergaming, big brother

Em quase todo canto as pessoas só fazem o que devem quando tem alguém olhando. Isso foi muito curioso quando eu comecei a dieta por motivos de saúde. Emagreci um montão em pouco tempo. Muita gente na volta ficou impressionada. "Que dieta você está fazendo?"

Engraçado foi perceber que era a mesma dieta que todo mundo sabia que deveria fazer pra emagrecer, a diferença é que eu segui.

Uma parte importante do processo de emagrecer pra mim foi comprar o Wii, serviu como incentivo para me exercitar e principalmente foi uma maneira de ficar de olho na variação do peso.

É divertido ver hoje dois termos sendo cunhados, Wii-hab e exergaming, se referindo respectivamente ao uso do nintendo wii na reabilitação de algumas doenças e ao uso de jogos eletrônicos para prática de exercícios.

Um grupo mostrou que o uso do nintendo Wii para reabilitação de pacientes de Parkinson tem efeitos muito positivos, tanto na melhoria do controle motor, mas principalmente na depressão que acompanha a doença.

Não é só o Wii, uma outra que achei bacana, alguns jogos do DS (também da nintendo) estão vindo com um contador de passos que ajuda a liberar segredos no jogo.

Voltando ao assunto original, sem o Wii por perto parei de controlar meu peso e tentei me adaptar as novas opções de dieta aqui em Natal. Desde que a Renata chegou ela tem me chamado de magrinho. Achei que tinha perdido um tanto de peso, água e caminhadas mais frequentes, mas não tinha idéia de quanto.

Hoje finalmente coloquei o Balance Board no chão e vamos ver, estou pesando 65kg!!! Cacete! É o menor peso que tive desde que passei dos 1,70m. Não estar acompanhando pode ser um problema para o outro lado também. Isso significa uma perda de 20kg entre o meu maior peso registrado.

Bem, talvez isso explique o craving que estou de comer gordura e açucar. Hora de tentar voltar aos 70kg de maneira ordenada.