sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sonhos

Acredita-se que os sonhos sejam uma maneira do seu cérebro organizar as informações obtidas durante o dia. Catalogando, relacionando e reativando áreas para formar as memórias, limpar a casa para o dia seguinte.

Sonhamos várias vezes por noite, mas em geral só conseguimos lembrar de um sonho quando acordamos logo depois dele.

Sonhei várias vezes essa noite e acordei várias vezes assustado ou atormentado. Noite agitada essa.

Sonho 1:
Sonhei que minha mãe vinha conversar comigo e eu evitava a conversa, não queria contar para ela que me sentia responsável pela morte do meu irmão (meu irmão tá vivo, viu?) No meu sonho um homem me ameaçou para que eu guardasse um rifle em casa. Eu fui tentar descobrir o que se passava e persegui o homem depois. Quando finalmente consegui encontrá-lo ele me falou:

"Você não acha que deveria estar salvando a vida do seu irmão ao invés de me perseguir?"

Naquele momento, uma briga envolvendo o rifle e o fato de eu não estar em casa terminaram com a morte do meu irmão.

No sonho tudo isso já tinha acontecido, eu fugia da minha mãe, pois não conseguia contar a história pra ela, mas eu estava contando tudo que aconteceu para alguma amiga.



Acordei (4:30) me sentindo muito mal e assustado. Acendi a luz e fiquei algum tempo esperando o sono voltar pensando se devia levantar ou não. Depois acabei me escondendo nas cobertas e apagando de novo.

Sonho 2:

Sonhei então que estava dando prova para uma turma da faculdade. No meio da prova eles me devolveram com desenhos e rabiscos, acusando que eu não tinha ensinado nada daquilo.

A discussão tava indo sobre como iria ser feito, quando alguém me acertou um golpe por trás da cabeça. Eu reagi e a briga foi até que deixei o outro desacordado.
(não é normal eu ganhar brigas nos meus sonhos, em geral eu sou um lutador péssimo nos sonhos) Estava discutindo ainda sobre o que seria feito e sobre como eu deveria ter chamado a coordenação ao invés de brigar de volta...


...quando acordei de novo (5:30). Levei um tempo pra reorientar e lembrar que comparado com o sonho a prova que apliquei na 4a a noite até que foi muito tranquila. Peguei no sono mais uma vez, o relógio toca às 6:30 então melhor aproveitar mais um tempinho de sono.

Sonho 3
Fui convidado por uma turma de alunos a ir pra praia. Nos dividimos nos quartos, fui pegar minhas coisas pra tomar banho e dentro da minha mala só tinha galochas.

Pensei no que teria acontecido e nem lembrava de ter feito as malas mesmo.

Depois o resto dos alunos começou a chegar, pedi uma bermuda emprestada para um e pouco depois
o relógio tocou.


Acordar tomar café e de volta pra realidade.

domingo, 4 de abril de 2010

Trilha sonora

A Renata é muito mais ligada em música do que eu, tem gosto musical melhor e um vasto conhecimento discográfico.

Uma coisa divertida é arrumar trilhas sonoras para momentos da vida. O doutorado teve várias.

"Every breath you take" do The Police é perfeita para orientadores - Every breath you take, every move you make, I'll be watching you. "Fuck Forever", Babyshambles, era uma sensação constante - I'm so clever, but clever ain't wise.

Tinha a trilha sonora perfeita para a monitoria: "Oliver's Army" do Elvis Costello - I'd rather be anywhere else but here today.

Uma amiga que está numa fase de trabalho insana, lembrou de "Hard Days Night", The Beatles (dispensa trechos), mas me parece que tem embutida uma certa homenagem ao marido e filho.

Na fase mais complicada de trabalho em Natal, "Heavens Know, I'm miserable now", The Smiths, quase me fez chorar - I was looking for a job and then I found the job, Heavens know, I'm miserable now.

Por alguns momentos, quando passei na seleção em Lages, minha trilha pessoal poderia ser "Top of the world", Shonen Knife. E pra minha vida Lages-Camboriu "Roam", B52, parece apropriada. Ao me manter informado com notícias de meio ambiente para minhas aulas, "It's the end of the world as we know it", REM, me parece sombriamente adequado.

Mas me parece que trilhas sonoras combinam mais com momentos dramáticos, quando a vida vai bem ela parece ter uma música própria que dispensa explicações.