sábado, 13 de junho de 2009

Mandar mal

Ao contrário do que o bom senso parece indicar, mandar mal na hora H pode aumentar as chances de sucesso reprodutivo. Bem, pelo menos se você for uma mosca.

Cientistas viram que a mosca macho da espécia Drosophila montana fica copulando por mais tempo do que a fêmea gostaria e isso aumenta o intervalo até a fêmea aceitar um novo parceiro. Conseqüentemente o sucesso reprodutivo do macho grudento.

http://www.eurekalert.org/pub_releases/2009-06/bc-mfn061009.php

quinta-feira, 11 de junho de 2009

*SPOILER ALERT* Exterminador 4

Essa postagem e um spoiler gigante, eu conto várias partes do filme exterminador do futuro 4. Se você pretende assistir e se importa com spoilers NÂO LEIA.

Para dificultar o resto vai ser escrito em preto e portanto vai ficar mesclado com o fundo, se quiser ler, grife a tela ou tecle Ctrl+a.

Já vi filme conseguir se salvar em uma cena. Um bom final pode tornar um filme razoável em memorável, "Sexto sentido" e "Clube da Luta" são dois que gosto bastante e os finais tornaram os filmes muito melhores. Esse Exterminador 4 conseguiu o extremo oposto da escala. Foi incrível como um filme pode se afundar em uma cena até níveis nunca antes imaginados.

Exterminador do Futuro 1 e 2 são filmes muito bacanas. O primeiro é um bom filme de ficção científica, o segundo é um ótimo filme de ação e com efeitos especiais revolucionários para a época. O terceiro foi fraco, francamente nem lembro dele. Fui assistir o quarto esperando um filme de ação com efeitos especiais, o de sempre.

E era o que estava vindo, até com uma aparente história e mistério razoáveis, uma trama interessante que não rolava mais em torno da viagem no tempo/mudar o futuro.

Plot centrado em um exterminador diferente, meio homem meio máquina, que não sabe da onde veio e pra onde vai. Coração e metade do cérebro humanos, mas o resto mecânico. Porradas, tiros, robôs, música do Guns e referências ao Exterminador do Futuro 2 - I'll be back.

O Arnold aparece como o primeiro T-800 e desce o cacete no John Connor foi legal. Pô o filme tava bem melhor do que eu esperava. E ai tudo vem abaixo. O T-800 atravessa o peito do John Connor com uma barra de ferro. "Oh-oh". Marcus o novo modelo de exterminador mata o T-800 e salva John, Skynet explode - FAÇA UM FAVOR A SI MESMO, PARE DE LER E SAIA DO FILME DEPOIS DA EXPLOSÃO DO SKYNET. VAI SER MELHOR ASSIM.

Ai piora: John Connor sendo examinado pela equipe médica: "O coração não vai aguentar."

Me senti como o Woody de fósforo apagado na mão: Não, não, nããããõ... (acabei de assistir Toy Story). Mas não teve jeito, o exterminador Marcus oferece o próprio coração para John Connor. Milhões de pessoas na fila do transplante de coração se perguntam e aquela tal de compatibilidade?

CARA! Pra que isso?! Pra que ferir o John Connor, não precisava. Final ridículo com efeito de destruição retrógrada, toda menção ao coração do Marcus no filme ficou besta, fraca, boçal. Estragou um bom filme de ação pra tentar forçar um tear jerker nos idiotas do público.

Algumas idéias que poderiam ter salvo o filme:

1) Depois da explosão, todo mundo vai embora e acaba. Temos um novo amigo fodão, o futuro está ficando diferente do que Sarah Connor contou, blablabla.

2) John Connor está ferido gravemente e precisa ter uns pedaços de robô inseridos pra sobreviver (mais na linha não é o conteúdo de metal, mas o que você faz com ele que importa).

3) John Connor, fala pra esposa cuidar do Kyle e morre. Depois aparece o Marcus falando "Aqui é John Connor, se você está ouvindo isso, você é da resistência", uma coisa mais, o legado do John Connor sobrevive.

terça-feira, 9 de junho de 2009

4Rs Final

Para montar o chão do armário-baú (baurmário?) tive que serrar umas placas de compensado que eram o fundo do guarda-roupa. Foi meio chato pois além de deixar do tamanho certo ainda tive que serrar os espaços para caberem os pés. Foram duas placas pra cobrir tudo, mas acho que ficou bom, bem melhor que meu plano inicial de usar umas placas menores e encher de remendo.



Com a ajuda da Rê coloquei em pé e instalamos as portas. Legal que deu pra aproveitar as dobradiças e ficou direitinho. Infelizmente nessa hora percebi que a porta é um pouco menor que o armário, então precisei dar um jeitinho pra fazer um acabamento meia boca.



Aqui como ficou o resultado final do final de semana reciclando o guarda roupa. Infelizmente foi o que deu pra aproveitar dele. De guarda roupa 6 portas virou 3 prateleiras e um baurmário.


Posted by Picasa

segunda-feira, 8 de junho de 2009

4Rs parte 3

Com as prateleiras eu gastei aproximadamente R$100 nos trilhos, encaixes e parafusos pra parede. Uma coisa legal do segundo projeto foi que quase todo o material usado era refugo do guarda roupa.

A idéia foi pegar algumas partes que já encaixavam e montar um tipo de baú, um módulo menor do guarda roupa na horizontal.



As prateleiras do guarda roupa viraram as laterais e uma divisória do baú. As laterais do guarda roupa foram usadas como a frente e a traseira.

O primeiro problema encontrado, as prateleiras já tinham furos apropriados para um parafuso razoavelmente grande, quase do tamanho do meu mindinho, mas os furos na laterais nem sempre batiam. Tive que fazer esse furos na mão. Como os parafusos não eram de ponta comecei com um parafuso de ponta médio e depois alarguei com uma chave philips e uma chave de fenda. Naquele momento como eu queria ter uma broca de madeira pra usar com a furadeira.



A estrutura geral ficou assim:



Ai comecei a parafusar os pés do armário, depois tive que soltar novamente para colocar o fundo do baú.

domingo, 7 de junho de 2009

4Rs parte 2

Foi ai que eu meio que lembrei, meio que pensei num jeito de resolver esse problema de colocar o encaixe da prateleira na distância certa. Coloquei o encaixe no trilho e parafusei as tábuas direto lá.



Esse método gera um certo problema para mudar a distância entre as prateleiras, tive que soltar e parafusar novamente pra isso.

Aqui a Renata já colocando as coisas no lugar, eu ajudei também, aquelas National Geographics e os dragões fui eu que coloquei.



Abaixo o resultado final como está agora.



As prateleiras deram tão certo e afastaram de tal maneira o Regret que decidi tentar um projeto um pouco maior com outras partes do antigo guarda roupa.

Posted by Picasa

Café da manhã dos campeões

Uma coisa que faz falta aqui em Natal é uma boa padaria. Encontramos uma razoável em Ponta Negra, mas é um tanto fora de mão para ir num domingo de manhã sem carro.

Fomos em outra aqui perto que parecia promissora, não foi grandes coisas, mas serviu pra pegar um café e um pão com manteiga. Entretanto o que me impressionou mais foi o buffet de café da manhã local.



Sim, é isso mesmo, queijo coalho frito, costela de porco (também frita) e farinha de cuscus, isso sim é pra despertar o Tigre em alguém logo de manhã.