sexta-feira, 24 de abril de 2009

Pílulas de ciência

Inscrevi uma série de tópicos do EurekAlert no meu google reader. Agora sempre tem uma notícia científica interessante todo dia. O problema é quando tem 200.

Algumas chamadas interessantes:

Think memory worsens with age? Then yours probably will - Velhinhos que acreditam que velhinhos tem memória ruim apresentam performance pior em testes de memória do que velhinhos que não aceitam esse tipo de estereotipo.

Laughing hyenas, wailing levees, the sound of cheese and blaring bagpipes - Um sub-tópico aqui dentro é que pessoas menores tendem a perceber um som como se estivesse mais próximo do que pessoas mais forte. Provavelmente se preparando pra fugir antes.

Our brains make their own marijuana: We're all pot heads deep inside - E a minha favorita recentemente: nosso cérebro faz sua própria maconha. Substâncias endógenas que atuam no mesmo receptor do THC (ativo da maconha).

E duas que achei mais nada a ver:

New study shows chewing gum can lead to better academic performance in teenagers - Adolescentes que mascam chiclete na classe tem melhor performance.

Good relationship with parents may prevent teen drinking problems - Ter um bom relacionamento com os pais diminui problemas com álcool na adolescência. Quando li esse fiquei pensando: A vá?! É e alguém ainda foi pago pra fazer esse estudo.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

A velocidade da compaixão

Um trabalho do grupo de Antonio Damasio do Brain and Creativity Institute da University of Southern California identificou que sentimentos de compaixão, admiração e moralidade quando lendo um texto levam de 6 a 8 segundos para aparecer na nossa consciência.

O estudo questiona o efeito de comunicação instantânea (twitter?) na capacidade e uma pessoa de trazer esses sentimentos a tona e principalmente quais efeitos isso teriam sobre a personalidade de uma mente em desenvolvimento.

Particularmente acho questionável, se o único aporte emocional de uma criança é via twitter ela tem problemas muito mais sérios do que o desenvolvimento do seu sistema nervoso.