sábado, 11 de julho de 2009

A Batata

Um prato que ficou meio emblemático pra mim já faz um tempo é A batata. Emblemático pois é meu ultimate confort food, quase como marcar território. Não dá pra fazer isso quando está de passagem, precisa de tempo, um pouco de preparação é disposição.

Demorou pra conseguir fazer A batata aqui em Natal. A saga do fogão foi a maior responsável pela demora. Ontem uma batata estragada empesteou a cozinha. Para evitar novos estragos resolvi cozinhar as sobreviventes.

Também foi um dia interessante, pois descobrimos o Mercado de peixe. Um centro comercial no canto do mangue região tradicional de venda de peixes, camarões e outros produtos marítimos.

 


Cozinhei a batata com sal e alecrim e foi pra forma com azeite. Levou mais tempo no forno que eu me lembrava, mas ficou muito bom.

Compramos uns camarões no Mercado de Peixe. Até que grandes, limpei tudo e fiz um caldo de camarão com as cascas e cabeças, quem sabe vira risoto algum dia. O "filé" preparei na frigideira com alho e óleo.

 


Sobrou um tanto do "filé" que talvez acompanhe um curry de abóbora no futuro próximo.

Posted by Picasa

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Mais Fauna

Quando saíamos tranquilamente do trabalho na UFRN olha o que quase nos atropelou.



Tirei uma foto dele inteiro também. Ficamos impressionados com a cor dele, tão verde que parece invenção.

Posted by Picasa

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sem palavras

No ano passado com a defesa de doutorado se aproximando eu e a Renata considerávamos a possibilidade de ir para outra cidade/Estado/país. Eu cheguei a conclusão que onde quer que fôssemos parar eu não teria problemas desde que tivesse internet rápida.

E a coisa tem se confirmado, skype, webcams, twitters, blogs. Todas essas ferramentas ajudam a encurtar distâncias e amenizar as solidões.

Hoje meu irmão me mandou um vídeo com mais peripécias do seu filho (o meu sobrinho) Gabriel.

Cada vez que vejo como essa criaturinha está crescendo sinto um aperto no peito monstruoso, uma vontade de largar tudo e estar lá, para compartilhar dessas coisas com toda a família.

Eles vêm me visitar em breve, mal posso esperar, enquanto isso os olhos até enchem d'água quando vejo o que eles estão aproveitando.

Nós Gatos

Fiquei impressionado com a quantidade de gatos nas ruas de Natal.

Não tem muito cachorro solto por ai, mas gato tem de monte.

Aqui alguns dos bichanos que encontramos na UFRN.

 


Um funcionário me viu tirando fotos e pegou uma cascas de fruta para enganar os bichinhos e juntá-los num mesmo canto.

 


Depois de perceber a enrolação eles voltam aos seus afazeres normais... tomar sol e ficar gateando por ai.

 
Posted by Picasa

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Granola

Quando viemos para Natal sabíamos que alguns produtos ou marcas não estariam disponíveis. Logo que arrumamos o apartamento uma das primeiras coisas que comecei a testar foram as marcas locais de granola.

Uma coisa que peguei gosto de comer de manhã é granola com iogurte, é prático, rápido, gostoso e sem culpa.

Infelizmente não gostei das granolas comerciais que encontrei nos supermercados por aqui. Depois de um tempo tentando uma ou outra a Renata apareceu com uma receita da Nigella Lawson. Para quem não conhece a Nigella é a rainha da gordureira, no programa dela teve até prestígio empanado e frito. Apesar de granola não combinar muito com a imagem que eu tenho dela, tenho que admitir que todas receitas da Nigella tentadas até hoje pela Renata funcionaram perfeitamente.

Uma coisa boa de granola é que a receita é mais um guia de quantidade, dá pra adaptar com os grãos, sementes e ingredientes à mão.

Achei a receita com quantidades em gramas ao invés de xícaras no site Quiche de Macaxeira. Cortei o tamanho para um terço, mais adequado ao meu teste. A receita ficou:

Ingredientes:
50 g de aveia em flocos
50 g de quinua em flocos
25 g de germe de trigo
25 g de farelo de trigo
40 g de sementes de girassol descascadas e salgadas
40 g de sementes de gergelim branco -> É MUITO!!!
70 g de purê de maçã
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado -> É POUCO!!!
40 g de mel de caju -> a receita original falava em Karo, eu quis inovar.
2 colheres (sopa) de mel -> achei mel de jandaíra aqui e usei ele. É mais fraco que o mel de Apis, preciso colocar mais.
35 g de açúcar mascavo -> o mel de caju e o mel que usei são menos doces, preciso colocar mais.
100 g de amêndoas e castanha do pará -> É MUITO!!! - coloquei no olhômetro e foi em excesso.
1 colher (sopa) de óleo de girassol
10 g de ovomaltine -> É POUCO!!!


Comecei cozinhando e fazendo purê das maçãs:

Esse passa verdura foi uma das melhores aquisições para a cozinha que eu já vi. Ótimo pra fazer pures, papinhas, molhos.

Depois fui pesando e misturando a parte seca da granola, grãos e sementes.


Como não dava pra mexer na vasilha que usei pra pesar, passei pra forma e misturei bem. Medi então a parte líquida e gosmenta (açucar, caldas, óleo) e coloquei na forma. Misturando tudo bem pra não formar grumos.



A forma não é ideal para misturar, da próxima vez uso uma vasilha maior. depois de tudo bem misturado vai pro fogo baixo (180C) por 20min, tira, mexe pra não colar no fundo e mais 20 minutos de forno.

Depois de assado deixar esfriar e guardar em potes hermeticamente fechados.



Ficou bom, mas não campeão. Já pensei em alterações (algumas comentadas na receita lá em cima).De qualquer forma, modéstia a parte ficou bem melhor que as granolas disponíveis no supermercado.

Posted by Picasa

domingo, 5 de julho de 2009

Padim

Uma imagem vale mais que mil palavras.

Posted by Picasa


Sério, depois de ver isso no supermercado passei horas pensando no que ia escrever aqui, mas nada pareceu digno da foto. A sugestão acima foi da Renata.