quinta-feira, 17 de junho de 2010

Não Cozinhe Linhaça!

Uma amiga me deu de presente uma cesta com coisinhas saudáveis. Entre elas uma mistura de grãos pra comer como arroz. Eu gostei da idéia e depois que o preparado acabou resolvi fazer um preparado eu mesmo.

Encontrei no supermercado arroz integral, grãos de trigo e linhaça. Para minha surpresa o trigo em grãos é mais barato que o arroz integral e a linhaça saia praticamente o mesmo preço por quilo.

Como tinha o dia livre hoje aproveitei pra cozinhar. Seguindo a recomendação da embalagem coloquei o trigo de molho no dia anterior. Vendo que a linhaça é meio durinha, coloquei junto com o trigo (começo do desastre).

No dia seguinte, comecei o preparo e devia ter suspeitado que alguma coisa não tava muito certa quando a água do molho estava viscosa (tenho uma falta de vasilhas, então o trigo e a linhaça estavam de molho juntas). Tirei o excesso de água e coloquei água nova pra cozinhar (não tenho peneira também, então só deu pra tirar o excesso).

Coloquei a quantidade de água indicada para o trigo e deixei cozinhando. Depois de algum tempo percebi a espuma esquisita por cima.comestível.

As instruções do trigo diziam pra cozinhar por 1h. O arroz por uns 20min, então, quando faltavam uns 20min fui tirar o excesso de água e colocar o arroz, só pra descobrir que a água viscosa tinha virado gosma, muuuuuuuuuuuuita gosma.

Dava pra tirar com um garfo e recolhi uns 3 ou 4 pratos de meleca de dentro da panela durante o cozimento todo. No final o arroz ficou um pouco cozido demais e a mistura tá toda meio pegajosa, mas o gosto tá bom.

Procurei na internet e vi uma "recomendação" de deixar a linhaça de molho e comer com a mucilagen (deve ser naturebês pra meleca). Umas pesquisadas a mais e acho que da próxima vez vou colocar a linhaça só no final.

Mas pelos próximos dias tem uma mistura de grãos melequenta para comer por aqui.