domingo, 1 de novembro de 2009

Pílulas de Ciência 3

Eu sempre recomendo alguns podcasts de ciências, são minha maneira de me manter atualizado nos períodos que estou menos disposto para ler as novidades.

Os que estou acompanhando no momento são: Science Friday, Science, Nature, Naked Scientist. Estava acompanhando o da Scientific American também, mas por algum motivo meu programa para baixar podcasts tem se desentendido com o site deles e faz tempo que não consigo baixar alguma coisa.

Acho que esses podcasts são uma companhia ótima para fazer alguma tarefa repetitiva que não requer muita atenção, faxinar, lavar louça, ginástica. Eu sei que são todos em inglês, mas pense nisso como uma boa oportunidade para treinar outra língua.

Vamos à ciência.

Primeiro um comentário, é inacreditável como pessoas mal intencionadas criticam os cientistas por usarem palavras como: Talvez.

As idéias em ciência evoluem, as teorias são a melhor explicação e modelo possível dada a evidência disponível. Os 'talvez', os 'pode ser', indicam a possibilidade de mudança da teoria caso evidência para tanto surja, não é sinal que está errado.

Saber que nossa visão do mundo é incompleta faz parte da ciência. Dogmas e verdades absolutas e incontestáveis fazem parte do imaginário, religiões e misticismos. Francamente eles costumam errar muito mais, só não podem admitir ou permitir que os outros percebam.


Agora minhas duas teorias alternativas favoritas do momento:

Dinossauros PODEM ter sido extintos por algas assassinas.

Júpiter pode ser o responsável pela vida na Terra - Sem relações com o mito da criação grego. Esse é do podcast de 29/10/2009 da revista Nature. Aparentemente, a água da Terra não estava aqui originalmente. Uma nova hipótese relaciona dados de fontes diversas e sugere que durante a formação do sistema solar Júpiter teria disparado asteróides de gelo pra todo lado. Os asteróides que acertaram a Terra, não só deram início aos oceanos, como romperam a crosta terrestre, iniciando a tectonia de placas e possivelmente nosso campo magnético. Todas coisas essenciais para que a vida surgisse aqui.

E pra terminar um pouco de história.

As três primeiras letras a viajarem pela Internet foram LOL (clique aqui se não entendeu a graça?).
Entrevista com um dos "Criadores da Internet", Leonard Kleinrock. Ele lembra que estavam tentando fazer dois computadores um na UCLA e outro em Stanford se comunicarem. Iniciaram o processo de login, enviaram o "L", o "O" e o computador em Stanford caiu. Depois de algumas horas de reparo, retomaram o processo e foi uma nova tentativa de login, enviando um novo "L".
Primeiras três letras da Internet (então ainda ARPANET), "LOL".