segunda-feira, 26 de março de 2012

Pernilongos

Pernilongos são uma chatice. Também já percebi que aqueles venenos de tomada que prometem uma noite tranquila "mesmo de janelas abertas" são uma tremenda de uma mentira.

Apesar do desejo de eliminar todos os mosquitos do mundo, criar uma zona para dormir tranquilo deve ser o suficiente por agora.

Vi muitos modelos de mosquiteiro, mas todos tinham que ser fixados no teto ou paredes. Outro dia encontrei uma solução interessante na internet.

O Sectotent é portátil, não requer fixação e o mais importante, é um magneto de crianças.

E até aqui tem mantido os pernilongos longe do meu ouvido na hora de dormir.

domingo, 25 de março de 2012

Buta no kakuni

Resolvi experimentar a receita de buta no kakuni do O Onívoro.

Passei em um açougue aqui perto, procurando barriga de porco, divertido que os cortes disponíveis eram mais finos do que eu precisava. Quando descrevi o que queria o açougueiro falou que eles chamam de panceta. Carne bem bonita, já cortada ficou assim (1,5 kg):


Água fervendo enquanto cortava a carne. 5 min na água fervente. Pelo que entendi é só para tirar um pouco da gordura e de qualquer ranço.


Tirei a carne, joguei a água fora e usei a mesma panela para dar uma fritada na carne. Como a carne é bem gordurosa é só deixar soltar um pouco de óleo para não grudar no fundo, nem precisa adicionar nada.


Depois de tudo razoavelmente dourado voltei a carne toda para panela e adicionei o açucar mascavo (9 colheres de sopa), caramelizando tudo.



Para o caldo juntei todo o restante (mirin, 3/4 xícara; kirin, 1,5 xícara; gengibre, 6 fatias finas) numa travessa. Destaque para o gengibre fresco direto do quintal da minha mãe.



Preparei 4 litros de dashi usando Hondashi em pó para ir adicionando aos poucos.



Depois de 4h em fogo baixo e reduzir o caldo:



ITADAKIMASU!!!