sábado, 2 de maio de 2009

Sashimi

Fui jantar no Pinga Fogo. Descobri que o peixe branco genérico deles é agulhão. CARAMBA é uma delícia.

Espero que ninguém venha falar que jantei uma espécie em extinção.

Sábado Ateu



sexta-feira, 1 de maio de 2009

Louro não quer biscoito...louro quer rebolar!

Um trabalho recente mostrou que alguns animais são capazes de dançar.

Até ai você deve ter lido e falado "Dããã! Meu cachorro dança" pode até ser verdade, mas ele não tem GROOVE. Cientistas avaliaram como alguns animais "dançavam" e verificaram que pássaros, em especial os periquitos, conseguiam seguir a música, alterando seus "passos" para sincronizar com a batida.



Então o trabalho fez um levantamento de vídeos no YouTube com animais dançando e a análise desses vídeos revelou que poucos deles eram capazes de dançar conforme a música. Desses a maioria eram periquitos e cacatuas, um dos vídeos era de um elefante!?

Parece ter uma relação entre ser capaz de imitar sons e a capacidade de dançar. Corroborando a hipótese, chimpanzés não dançam com ritmo.

Assim dançar com a batida parece ser uma habilidade de periquitos, elefantes e humanos (insira aqui seu comentário jocoso favorito sobre algum amigo que dança mal).

quinta-feira, 30 de abril de 2009

sHave the whales!

Na onda de salvem o planeta alguns acabam exagerando. Vejam o exemplo da Peg & Faça que vende estantes de plástico feitas com madeira de reflorestamento.



Sacanagens a parte, eles tem estantes madeirosas (MDF) de madeira de reflorestamento também.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Fast Grill

Hoje fui tirar cópia de uma chave aqui do trampo e aproveitei para almoçar no Natal Shopping. Estava com vontade de comer carne, então fui no Fast Grill, um restaurante de carnes da praça de alimentação.

Fui uma vez lá com uns colegas e foi legal, a carne estava boa. Foi meio salgado mas na faixa de comida de shopping (~R$20).

Pedi um bife de chorizo ao ponto, tomate recheado com queijo, batata na grelha e salada de tomate e alface. Ainda confirmei que o "ao ponto" era meio vermelhinho. Para beber, uma água sem gás.

Resultado: A comida demorou pra vir. A carne estava esturricada, batata mal passada (veio um pouco dura ainda), tomate com o queijo seco e frio (acho que estava pronto a muito tempo e não requentaram direito) e água congelada. A salada veio ok, acho que não tinha muita margem para erro em picar alface e rodelar um tomate (espero que tenham lavado).

Na hora de pagar: O sistema estava com problemas e eu que ia pagar com dinheiro fiquei preso na porra da fila do cartão.

Resultado final foi caro e desastroso. Da próxima vez vou naquele Estupendo do outro lado da praça que tem um filé com alho descente. Ou melhor ainda, vou num PF de R$6 perto do ponto do circular.

-------------------------------

Desculpem a falta de fotos ultimamente, mas é que eu parei de andar com a câmera, o notebook já é um peso considerável na mochila então estou cortando onde dá.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Alergia

Estava ouvindo coisas por ai (Science Friday, meu novo podcast favorito) e teve umas informações interessantes sobre alergias.

Eu sou um daqueles que quase a vida toda sofreu com alergias por todos os lados. Por vários anos tive rinites constantes e anualmente pelo menos uma sinusite que precisava de antibióticos.

Agora as coisas interessantes.

1) Alergia é culpa sua. A alergia acontece quando nosso próprio sistema imune responde de maneira inadequada a um estímulo que é inócuo. Por isso que as pessoas tem alergias a coisas diferentes.

2) Alergias podem levar tempo para se estabelecer. As vezes temos a impressão que uma alergia surgiu do nada. O que acontece é que a tal da resposta imune foi incrementando a cada exposição ao alérgeno, as vezes levando 3-5 anos de exposição contínua para se estabelecer.

3) Alergia some? Às vezes some, mas infelizmente ninguém tem idéia de como isso acontece. Se a sua sumiu, considere-se um cara de sorte.

4) Apesar de ser uma doença que não mata muito as alergias, rinites, essas coisas, são número 1 quando o assunto é piorar a qualidade de vida. Pessoas com rinite tem uma percepção de piora de qualidade de vida pior que a de pacientes com câncer. Além disso, gasta-se mais com remédios anti-alérgicos do que doenças cardíacas.

A "hipótese da higiene": estudos epidemiológicos indicam que crianças que são expostas a ambientes mais "sujos" entre 0 e 1 ano de idade tem menos alergias que as outras. Por ambientes sujos entenda-se creches, fazendas, rua. Fico pensando se o amadurecimento do sistema imune e aquela coisa de reconhecimento de self tem a ver com isso. Mas de qualquer forma é legal pensar que criar o filho numa bolha não é bom.

Flotsametrics

Tênis perdidos, patos de borracha migratórios, esquimós mortos e a descoberta da América.

Parece uma série de coisas sem relação alguma, mas esses dias ouvindo o podcast do Science Friday, um programa da rádio NPR, descobri o que eles tem em comum.

Curtis Ebbesmeyer é o pesquisador entrevistado que a quase 40 anos estuda correntes marítimas e já faz um tempo tem usado como ferramenta lixo caído no mar.

Por exemplo, um carregamento de tênis perdido permitiu analisar uma grande quantidade de dados relacionando os pés encontrados. Outra que se mostrou uma ótima pra ele foi um carregamento de patinhos de borracha.

E o mais incrível que ele já encontrou foi um gigantesco tanque de cerveja... vazio, para tristeza geral.

Tem várias histórias legais, mas a mais divertida que achei foi a relação de Cristovão Colombo e esquimós mortos.

Pois bem, muitos sabem que Colombo foi salvo pela América, ele planejava alcançar as Índias e se não tivesse o continente americano no meio teria morrido na tentativa. O que menos gente leva em conta é que já se tinha um cálculo da circunferência da Terra e Colombo ignorou isso acreditando que era menor do que realmente é. Mas um fator determinante para Colombo decidir a viagem eram os "chinezinhos" mortos, de caiaque, que ele soube que foram encontrados em algumas praias da Europa.

Algumas vezes um esquimó que saiu para caçar no seu caiaque é pego por uma tempestade e se perde no mar. O pobre esquimó acaba morrendo preso ao seu barquinho e é levado pelas correntes. Colombo havia testemunhado um desses esquimós, que pela aparência ele acreditou que era um chinês. Pelo estado do corpo dava para supor que não estava morto a muito tempo, conclusão do Colombo: Se um "chinês" morreu no seu caiaque pouco tempo antes de chegar na Europa, então a China deve estar logo ali.

Às vezes tudo pode ser feito errado e ainda assim chegar no lugar certo.

Como disse uma conhecida, Colombo era um economista, quando saiu não sabia pra onde ia, quando chegou, não sabia onde estava e fez tudo isso com o governo pagando a conta.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

A ameaça dos baobás

Conhecendo Natal além das praias.

A Renata foi atrás de algumas coisas diferentes pra conhecermos e olha só. Natal tem um baobá.

domingo, 26 de abril de 2009

Mais chuva

 


Tem essa torre aqui perto de onde estou hospedado em Ponta Negra.

 


Achei bem engraçado que choveu um bom tanto, mas olha só, dá pra ver direitinho de que lado a água veio.

Posted by Picasa