sábado, 3 de julho de 2010

Frango de bruços

Desde que mudamos para Camboriu temos diminuído a carne vermelha na dieta. Não é recomendação médica nem dieta maluca, é simplesmente que a Re está dando aula no colégio agrícola e eles tem carne de porco e frango de ótima qualidade e muito mais em conta que no mercado.

Essa semana eu "encomendei" um frango para assar.

Faz um tempo que venho me arriscando a assar frangos em casa e englobando algumas dicas do pai, irmão e vó, esse foi o resultado.



Não esqueça de temperar o frango antes de começar. Eu costumo só passar sal em toda volta e por dentro. Alho moído e manjericão acompanham bem.

A parte do pai:

Uma das dificuldades em assar frango é acertar o ponto em que está cozido por dentro e dourado por fora. Outro problema comum é que o peito costuma ficar muito exposto e seco. Ai entra a técnica que meu pai me passou.

Coloque o frango pra assar em fogo médio com o peito pra baixo. A hora que as "costas" estiverem douradas, vire o peito pra cima e deixe assando até o peito dourar. Está pronto, fácil assim, virar é um pouco chato, mas com uma espátula e um garfo você consegue, cuidado pra não fazer em uma superfície escorregadia e a assadeira deslizar.


A parte do irmão:

O único problema de assar o frango de bruços assim é que a pele do peito pode grudar no fundo da assadeira e dar um trabalhão pra virar, além de perder a pele.

Para evitar isso, roubei uma ideia do meu irmão. Coloque uma camada de batata fatiada no fundo da assadeira. Tempere as batatas e ponha o frango por cima. A gordura do frango vai escorrendo e ajudando a meio cozinhar/fritar as batatas. Ainda não achei o ponto certo das batatas, elas acabaram grudando no fundo, mas acho que untar a forma antes das batatas pode ajudar com isso.

Da próxima vez vou passar uma gordura na assadeira, colocar uns dentes de alho e alecrim no fundo, colocar no forno. Depois que a batata estiver dourada de um lado eu viro, coloco o frango e continuo.


Por fim, a parte da vô:

Minha vó faz um recheio de frango fenomenal, ela me passou a receita/conceito e eu tento usar com o que tiver, nunca ficou tão bom quanto o dela. Deve ter um pouco de memória afetiva, mas o fato que ela é a melhor cozinheira que eu conheço me deixa em desvantagem quando tento imitar.

Basicamente é: pegue os miúdos do frango, mais algum bacon, linguiça, toucinho, o que estiver sobrando, triture com tomate e cebola, tempere e faça um guisadinho. Misture pão moído para "dar liga". Jogue a mistura dentro do frango, feche o burado com uns palitos de dente, pode por o frango pra assar.


Tem umas marcas arredondadas no peito do frango ali em cima, é por causa dele ter ficado apoiado nas batatas.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Recital

O Gabriel curte fazer um barulho. A Tiemi forneceu para o pimpolho uns instrumentos de brinquedo e aqui vai o resultado.

Espero que ele fique interessado e aprenda a tocar alguma coisa de verdade no futuro.



Pelo menos a parte de agradecer quando aplaudem ele faz direitinho.

domingo, 27 de junho de 2010

El Cordobés








Uma das partes divertidas de chegar em uma cidade nova é descobrir onde comer. Passado a fase inicial de só comer no quilo da esquina e um ou dois restaurantes confirmados, começamos nossa exploração das redondezas.

Já tivemos sucessos em achar um japonês, um mexicano, dois hambúrgueres, um cachorro quente, um italiano e uma churrascaria.

Sexta passada estava com vontade de comer carne. A Re usou o google-fu dela e comentou: Tem um restaurante classificado como argentino.

Tentamos ligar para saber mais, mas o telefone que estava na internet tinha mudado. Mudamos de plano, mas quando estávamos no carro a vontade de comer carne bateu mais alto e sugeri uma passada no dito restaurante, caso estivesse fechado seguiríamos ao plano B.

Demos a sorte de estar aberto, mas vazio, só nós dois, serviço exclusivo.

O dono (creio que era o dono) veio atender e sugeriu: Estamos com promoção da picanha argentina para duas pessoas.

Acatamos a sugestão e me animei quando ele ficou feliz ao pedirmos a carne "ao ponto pra menos".

Foi excelente, carne boa, preço justo e acompanhamentos adequados, arroz, salada e batata frita.

Conversamos um pouco mais antes de sair e ele sugeriu para uma próxima: Experimentem o bife de chorizo, dá pra duas pessoas.

Me ganhou mais um pouco ai, normalmente os trabalhadores de restaurante olham feio a menor menção de dividir um prato, o que costuma me forçar a ou levar pra casa, ou desperdiçar comida.

Ganhou tanto que hoje decidimos ir novamente e experimentar o bife de chorizo. Aproveitei pra bater umas fotos já pensando em escrever aqui.

O lugar chama El Cordobés e fica na Rua 11, esqueci o número.

Hoje na hora do almoço o salão estava com pouco movimento, mas tinha vários argentinos reunidos para assistir o jogo.

De cortesia vem umas empanadas de entrada.

E o bife de chorizo.

Comida de verdade, bem feita e com preço honesto.