sábado, 26 de setembro de 2009

They Might Be Giants - Here Comes Science

Já tinha ouvido falar do CD "Here Comes Science" da banda "They Might be Giants", hoje finalmente escutei algumas músicas no podcast do SciFri.

Fiquei besta, estou vendo como comprar o CD, DVD, poster, camiseta da banda. Fã instantâneo.

Tem muita coisa no You tube,

O que achei ótimo foi que no melhor do espírito científico a banda já lançou uma nova música para corrigir uma onde eles pegaram um conceito incorreto.







Pior que eu acho a primeira versão mais legal. Mas assim como na ciência, achar uma teoria mais legal não torna ela correta (Lamarck que o diga).

Se você gostou passeie um pouco no Youtube, a música deles sobre o Paleontologista é ótima também.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Yuck Factor e o restaurante no fim do universo.

Em seu livro "O Restaurante no Fim do Universo", Douglas Adams descreve uma vaca desenvolvida geneticamente para querer ser morta e comida, o simpático animal desenvolvido para reduzir a culpa dos clientes chega ao cúmulo de sugerir quais os pedaços mais saborosos.

A Renata me indicou um texto no Sandwalk, The 'yuck factor', relata um artigo que traz um exercício de lógica com um tema parecido.

O artigo de Adam Shiver publicado na revista Neuroethics sugere a criação de animais geneticamente modificados para não sentirem dor. Dessa maneira todas as críticas quanto ao sofrimento de animais para abate seriam "anuladas".

O artigo faz essa sugestão como um exercício de lógica. Introduzir essa mudança realmente anularia as questões referentes ao sofrimento desses animais, entretanto nenhum vegetariano voltaria a comer carne por causa desse argumento. Essa jogada com uma hipótese extrema é uma maneira de se mostrar que no fundo a discussão sobre o sofrimento dos animais não é muito relevante quando estamos discutindo vegetarianismo vs onivorismo.

De qualquer forma, devemos estar longe de ver a vaca mutante de Douglas Adams em um futuro próximo.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

É a LEI!!!

Uma coisa curiosa ao relembrar a física é ver a mudança na minha percepção do assunto.

Veja as duas frases:


A posição de um carro em movimento retilíneo uniformemente variado no tempo segue a equação S=S0+v0t+1/2(at²).

A equação S=S0+v0t+1/2(at²) pode ser usada para descrever o movimento de um carro em movimento retilíneo uniformemente variado.


Tem uma diferença sutil, mas que define a minha mudança de percepção.

Lembro que quando estudei física pela primeira vez, ou mais tarde na graduação ficava constantemente com a sensação de ser uma coisa artificial. Como se os físicos esperassem que as coisas se comportassem segundo suas leis e equações (1a afirmação), mas hoje vejo que as leis e equações são na verdade tiradas de exaustivas experimentações, modelos e algumas sacadas de matemágica (2a afirmação).

Muito do que a escola nos passa tomam essas proporções e dão a entender que Newton subiu uma montanha, encontrou uma sarsa ardente que entregou as tábuas contendo a mecânica clássica e "AI DA ESFERA NO VÁCUO QUE NÃO SE COMPORTAR ASSIM". Saber que o processo científico é cheio de falhas, voltas e remendos deixa tudo mais interessante. Não existem verdades e certezas, mas sim o melhor modelo disponível e podemos mudar e mexer para se adequar as nossas necessidades.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Seus problemas acabaram...


Estou me preparando para um concurso na Biofísica. Talvez seja uma escolha ruim, mas entre outros motivos estou mais animado para estudar física que bioquímica.

Um problema eram os livros, não tenho mais nenhum livro de física comigo. Ontem conversando com meu pai ele me lembrou do Feynman Lectures.

Para os não iniciados, Richard Feynman foi um dos físicos mais importantes do século XX e também uma figura com muito folclore em volta.

Ele foi responsável por 3 livros que são uma compilação de suas aulas de física ministradas no Caltech, o Feynman Lectures on Physics.

É um livro que sempre quis ter, mas nunca tive um bom motivo pra comprar.

Fui atrás e encontrei somente a edição em português por aqui, parece uma tradução bem feita de alguns trechos que li em inglês.

De qualquer forma fiquei muito feliz de encontrá-lo por aqui. Em uma das livrarias que fui estava esgotado e peguei o último exemplar do estoque de outra.

Curioso que a muito tempo não ficava com essa sensação de que "Meus problemas acabaram" por causa de um livro, se bem que olhando para algumas equações dele acho que os problemas só começaram.