quarta-feira, 23 de setembro de 2009

É a LEI!!!

Uma coisa curiosa ao relembrar a física é ver a mudança na minha percepção do assunto.

Veja as duas frases:


A posição de um carro em movimento retilíneo uniformemente variado no tempo segue a equação S=S0+v0t+1/2(at²).

A equação S=S0+v0t+1/2(at²) pode ser usada para descrever o movimento de um carro em movimento retilíneo uniformemente variado.


Tem uma diferença sutil, mas que define a minha mudança de percepção.

Lembro que quando estudei física pela primeira vez, ou mais tarde na graduação ficava constantemente com a sensação de ser uma coisa artificial. Como se os físicos esperassem que as coisas se comportassem segundo suas leis e equações (1a afirmação), mas hoje vejo que as leis e equações são na verdade tiradas de exaustivas experimentações, modelos e algumas sacadas de matemágica (2a afirmação).

Muito do que a escola nos passa tomam essas proporções e dão a entender que Newton subiu uma montanha, encontrou uma sarsa ardente que entregou as tábuas contendo a mecânica clássica e "AI DA ESFERA NO VÁCUO QUE NÃO SE COMPORTAR ASSIM". Saber que o processo científico é cheio de falhas, voltas e remendos deixa tudo mais interessante. Não existem verdades e certezas, mas sim o melhor modelo disponível e podemos mudar e mexer para se adequar as nossas necessidades.

2 comentários:

  1. Me lembrou daquelas deduções de formulas em que em algum momento a pessoa fala: "Como esse termo mostruoso, trabalhoso e praticamente impossível de ser resolvido nessa equação tem o valor pequeno - vamos desconsidera-lo" e então tudo passa a ser mais fácil!

    ResponderExcluir
  2. Olha, um comentário, a quanto tempo não via um... estar sem fazer posts a tanto tempo tb não ajuda em nada.

    O que tenho estudado em termodinâmica é pior:

    Vamos considerar que o trabalho realizado é do tipo PV (pressão/volume), que não tem o menor interesse biológico. Se agora considerarmos que é um gás ideal (mesmo não tendo gás envolvido) -> PV=nRT

    Logo temos n e T (número de moléculas e temperatura) que são de interesse biológico.

    ahhhhhhhhh mister M...

    ResponderExcluir