sexta-feira, 26 de março de 2010

Professor Dan

Para os que já enjoaram de me ouvir falar que virei professor, só lamento, é disso que minha vida se trata ultimamente. O tempo que não estou dando aula, estou preparando aula ou corrigindo coisas da aula. Se sobra alguma coisa é pra estudar prum outro concurso de professor, dessa vez de efetivo.

Apesar do tom ocupado, estou curtindo muito a experiência e vejo como é diferente a abordagem de cada um. Eu me sinto aleijado se não tiver um data show comigo, quando preciso uso a lousa, mas meus desenhos e garranchos não ajudam muito.

Tem um professor que dá aula antes de mim que faz uma lousa linda, aula de biologia molecular, eu fico impressionado.

Hoje fui motivo de gozação (bem humorada, creio eu sem maldade) pois fiz um experimento em sala de aula e para isso precisava de um balde e detergente. Onde já se viu professor andando por ai com um balde d'água e um frasco de detergente?

Foi bem divertido, com a turma maior eu usei a câmera do laptop para transmitir a imagem pelo datashow. Uma aluna segurou o computador em cima do balde.

A aula era de lipídeos, quis exemplificar a organização dos lipídeos e usar como gancho para estrutura de membranas. O experimento é assim (faça em casa se quiser):

1) Balde, bacia ou vasilha, de preferência de cor escura.
2) Coloque água (não precisa encher, até a metade tá bom).
3) Jogue na superfície farinha ou amido, eu usei pó de giz.
4) Pegue algo pequeno, lambuze a ponta com detergente e encoste no centro da superfície.