quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Man of wealth and taste

E agora, é o meu prazer apresentar, o mundialmente famoso, meu sobrinho, GABRIEL OKIMURA KERR!!!




Ou como ele tem preferido, Ieiel Mumu Quéé.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Vencendo a Rainha de Copas

"It takes all the running you can do, to keep in the same place." - A Rainha de Copas em Alice através do espelho, de Lewis Caroll

Em biologia a hipótese evolutiva da Rainha de Copas pode ser determinada desta maneira: Para um sistema evolutivo, é preciso haver um desenvolvimento contínuo para manter a aptidão relativamente aos sistemas com o qual estão a co-evoluir.

Trocando em miúdos, uma vez que parte das pressões seletivas para evolução são outros organismos biológicos, quem para de evoluir é extinto.

No combate a parasitas uma arma importante é SEXO. Espécies que não fazem sexo não conseguem evoluir rápido o suficiente para combater parasitas. Curiosamente, o rotífero Bdelloid passou os últimos 30 milhões de anos sem fazer sexo e vai muito bem obrigado.

Um grupo pode ter desvendado como o rotífero consegue. A chave para a sobrevivência do rotífero na corrida da Rainha de Copas? Não jogar.

Normalmente se uma colônia do rotífero é infectada com o fungo predador, os rotíferos são extintos. Entretanto, o que descobriram é que o rotífero resiste à seca, ele tem mecanismos internos que permitem a anidrobiose, vida na ausência de água, podendo ser re-animado quando a água voltar.

Se conseguir ficar sem água por mais de 3 semanas o rotífero "escapa" temporalmente do predador, que não resiste tanto tempo desidratado.

Além disso o rotífero em anidrobiose é facilmente carregado pelo vento, enquanto seus predadores naturais, não. Dessa forma fugindo de predadores no espaço e no tempo quando dá.

Aqui tem um vídeo bacana que o Science Friday fez sobre a história, é em inglês:

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Bueno 2 - Fotos

Quando falei do Bueno eu fiquei devendo as fotos. Fui com a Renata uns dias atrás e aqui vai o resultado.

Acho que a coisa iria muito melhor se eu fosse mais cara de pau, podia pedir pra tirar uma foto do balcão, da equipe, da fachada. Mas como eu sou tímido, só tirei da nossa comida.

Tem um trio de entradas... é mais uma dupla já que pedi repeteco de porco cozido na entrada, o outro é kimchi (ou kimuti como eles escrevem no cardápio).


A outra foto mostra um domburi de lingua grelhada com molho da casa (levemente apimentado, vai alho e óleo de gergelim).