sábado, 18 de abril de 2009

Prazeres da carne

Foi publicado na PLoS ONE: Wild Chimpanzees Exchange Meat for Sex on a Long-Term Basis.

O grupo viu que ocorre uma troca de carne por sexo entre chimpanzés. Isso não parece muito surpreendente, mas tem vários fatos interessantes:

1) Essa troca pode acontecer no longo prazo. O macho dá carne para fêmeas que NÃO estão no período fértil. Posteriormente elas lembram "Olha, foi aquele primata bonitão que me deu uma picanha".

2) Parece ser específico com carne, outras fontes nutritivas não correlacionam com sexo.

3) Mais experimentos estão sendo feitos pra ver se existe um padrão desses entre humanos também.

4) Agora que eu não viro vegetariano mesmo.

Eu ouvi essa notícia no podcast da Scientific American e depois em um blog de ciência, mas o que achei mais divertido foi o pai da Renata comentar com ela: "Viu que tem prostituição até entre chimpanzés". Eu fico espantado do quão bem informado ele é.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Just

Dia sem muito o que fazer além de estudar e entrar em pânico com a prova que se aproxima.

Resolvi colocar aqui mais uma que gravei esses dias.

Inspirado pelo show aprendi umas músicas do Radiohead. Apesar dessa não ter tocado no show essa se tornou uma das favoritas instantâneas desde a primeira vez que eu ouvi.



Eu sei que minhas habilidades musicais não são lá grandes coisas, qualquer coisa procurem por uma versão melhor no YouTube. Tem uma que é produzida pelo Mark Ronson que é muito bacana, Radiohead que dá vontade de sair dançando é uma raridade.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Flora

Com o calor que faz aqui se eu plantaria umas árvores onde tivesse espaço. Não sei também quanto elas cresceriam dado o solo, mas tem um bom número de casas com árvores grandes no quintal. Entretanto a maioria parece preferir azulejos escorregadios que árvores nas calçadas.

Curioso que aqui perto da pousada me deparo com uma praça feia.

 


Fui checar a plaquinha e olha só.

 


Será que é ecológica pois deixam pra lembrar como seria a região se não estivesse cheia de casas e hotéis?

Mais um exemplo da fauna local ai embaixo, o seu nome é Massinho (ou pelo menos foi isso que eu entendi). Ele me viu tirando foto da praça, se aproximou e pediu que eu tirasse uma foto dele.

 
Posted by Picasa

Fauna

Voltando do shopping frustado já que a sorveteria ainda não estava aberta tive um encontro com a fauna local. Levei um susto quando ele se atravessou na minha frente.

 


Engraçado que ele estava escondido, parou na minha frente e depois de algumas fotos foi embora. Não foi a primeira vez que encontrei um desses, mas foi a primeira que ele posou pra fotos.

 
Posted by Picasa

terça-feira, 14 de abril de 2009

Pão & companhia

Depois de achar o sorvete olha só o que encontrei, o pão.

Pelo que entendi a Pão & Companhia é uma franquia de padaria que tem lojas em diversas outras cidades e Estados do Brasil.



Parte da proposta deles é fazer pães sem aditivos. Os pães tem uma cara bem boa e são relativamente caros, mas pra comer um pão mais ajeitado é uma opção interessante. Além disso tem um esquema de monte seu próprio sanduíche (bem você escolhe o que vai e o carinha monta na sua frente, paga por quilo).



Dado o horário resolvi comer um café e um croissant de chocolate que estava com uma cara bem boa. O croissant era muito bom, o café... não sei... não era ruim, mas achei meio insosso, não sei se cariocaram o café.



De qualquer forma gostei e é legal conhecer lugares que vão servir pra morar aqui. Espetinhos de camarão, vaca atolada, carne de sol são legais, mas minha vida ficaria muito mais triste sem outras coisas como pão, café e sorvete.

Posted by Picasa



Visualizar UFRN em um mapa maior

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Entre os muros da escola

Tem uma sessão de cinema "cult" no cinema do Praia Shopping. Eu achei a idéia legal, principalmente pois é mais barata e em tempos de não-estudante qualquer desconto é uma boa.

Olhei a ficha do filme, parecia interessante e lá fui eu.

Título original: Entre les Murs
Sinopse: O ensino como uma obra de arte. É assim que o professor de uma escola da periferia de Paris encara a profissão. Antes de levar o conhecimento, ele precisa atrair a atenção, despertar o interesse e educar alunos que já não demonstram nenhum estímulo.
Dirigido por Laurent Cantet, Entre os Muros da Escola recebeu uma indicação ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro. Foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Canes e do Independet Spirit Awards (melhor filme estrangeiro).
François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa para o ensino médio. No seu dia-a-dia, ele enfrenta o descaso de alunos que não têm interesse algum em aprender. Ele tenta, junto com seus colegas de trabalho, mudar esse comportamento e mostrar o quanto o aprendizado será útil para a vida daqueles jovens da periferia.


O filme tem duas horas de absolutamente NADA. Apenas é mostrado o dia a dia do professor dando aula, ficando frustado com os alunos que em troca ficam frustado com ele. Alguns problemas maiores pela quantidade de filhos de imigrantes na sala, diferenças culturais, etc. etc. Mas NADA acontece. Às vezes dá vontade de dar uns tapas nos alunos adolescentes, outras nos professores apáticos, mas no geral passei o filme me perguntando: "Tão reclamando do que?!". Depois de tudo que já ouvi meus amigos professores da rede pública de ensino médio em São Paulo contando, os caras do filme tão reclamando de barriga cheia e não tão fazendo porra nenhuma pra mudar o que consideram errado.

Aqui fica a "contra" recomendação, passem longe, é para outra realidade.

Originale

Para uma cidade com praia estava achando Natal com uma escassez preocupante de sorvete (e uma abundância esquisita de caldos e sopas, mas isso parece parte da gastronomia local).

Sei que em outro post comentei com certa preocupação de como tem estrangeiro dono de coisas aqui, mas ontem dei um descanso ao anti-imperialismo.

A Originale é uma sorveteria que fica no Praia Shopping, na descrição da loja tem algumas coisas sobre ter sido fundada por italianos. Se é ou não, não consegui confirmar, mas o sorvete é muito bom. Tem um dos melhores sorvetes crocantes que já comi e algumas opções regionais como tapioca, caja e graviola.

 


A vitrine segue um design bem na moda de fazer umas decorações no sorvete. A opção de sorvete que achei mais legal é pedir a casquinha de 2 sabores (R$6,50). Nem tentei bater foto da minha, fotografar com sorvete numa mão e a câmera na outra me pareceu roteiro de desastre.

 
Posted by Picasa



Visualizar UFRN em um mapa maior

domingo, 12 de abril de 2009

Radiohead em São Paulo

Muitos dos fãs ficaram putos (e com razão) da forma que o Multishow transmitiu (ou deixou de) o show do Radiohead em São Paulo. As propagandas davam a entender que o show seria transmitido na integra e qual não foi a surpresa uma parte mínima do show foi transmitida e ainda os momentos mais emocionantes ficaram de fora.

Tipo da coisa que me fez valorizar ainda mais ter ido ao show. Mas estava triste pois tinha esperança de ter o show na íntegra e isso não parecia mais possível.

Pois ainda bem que tem gente com muito mais iniciativa, ânimo e competência do que eu. O Andrews Ferreira Guedis idealizou e está encabeçando o projeto Rain Down, montando um DVD pelos fãs para os fãs com o show do Radiohead em São Paulo. Juntando o que a Multishow transmitiu com os vídeos que a galera gravou e estão mandando pra ele.

Quem me repassou o site foi a Renata (como eu amo essa mulher) e repasso aqui para quem quiser acompanhar/participar: Raindown De qualquer forma vou deixar aqui do lado nos links permanentes.

Abaixo estou embutindo no post o momento mais emocionante do show, tá meia boca, mas lá foi fantástico.

Star Wars: a musical journey

Quando eu li a chamada dessa matéria no site da BBC, 'Guerra nas Estrelas' vira musical, quase tive um treco.

Imagina? Stormtroopers dançarinos. Darth Vader e Luke Skywalker fazendo um dueto. Yoda cantando: "I sense much fear in yoooooooooooooooooooooooooooooouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!".

Mas no final não era nada tão absurdo. Se trata de uma apresentação da Orquestra Filarmonica de Londres tocando trechos da trilha sonora dos filmes, composta por John Williams e acompanhados por cenas dos filmes passando em telões.

O espetáculo conta ainda com o C3-P0 (Anthony Daniels) fazendo a narração e uma exposição de roupas, fantasias e equipamentos do filme. O link lá em cima tem a matéria original da BBC com uma matéria em vídeo, no link abaixo segue um pouco da exposição.

Exclusive tour of Star Wars show

E aqui a marcha imperial.

Nobody knows you when you down and out

Fiquei com vontade de gravar alguma coisa nova ao invés de regravar as antigas.

Não sei quem compôs a música, mas a gravação mais antiga dela que eu conheço é da Bessy Smith, uma figura forte do Blues.

A gravação que conheci primeiro é do Eric Clapton, também é a que usei aqui. Mas, não há dúvida que Bessy Smith entendia muito melhor o que significava cantar "Ninguém te conhece quando você está numa pior". Uma mulher forte e talentosa numa era difícil, contam que ela sozinha afugentou alguns membros da ku-klux-klan que ousaram atrapalhar seu show.

Morreu vítima do preconceito. Sofreu um acidente de carro e um hospital recusou atendimento pois Bessy era negra.