segunda-feira, 13 de abril de 2009

Entre os muros da escola

Tem uma sessão de cinema "cult" no cinema do Praia Shopping. Eu achei a idéia legal, principalmente pois é mais barata e em tempos de não-estudante qualquer desconto é uma boa.

Olhei a ficha do filme, parecia interessante e lá fui eu.

Título original: Entre les Murs
Sinopse: O ensino como uma obra de arte. É assim que o professor de uma escola da periferia de Paris encara a profissão. Antes de levar o conhecimento, ele precisa atrair a atenção, despertar o interesse e educar alunos que já não demonstram nenhum estímulo.
Dirigido por Laurent Cantet, Entre os Muros da Escola recebeu uma indicação ao Oscar como Melhor Filme Estrangeiro. Foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Canes e do Independet Spirit Awards (melhor filme estrangeiro).
François Marin (François Bégaudeau) trabalha como professor de língua francesa para o ensino médio. No seu dia-a-dia, ele enfrenta o descaso de alunos que não têm interesse algum em aprender. Ele tenta, junto com seus colegas de trabalho, mudar esse comportamento e mostrar o quanto o aprendizado será útil para a vida daqueles jovens da periferia.


O filme tem duas horas de absolutamente NADA. Apenas é mostrado o dia a dia do professor dando aula, ficando frustado com os alunos que em troca ficam frustado com ele. Alguns problemas maiores pela quantidade de filhos de imigrantes na sala, diferenças culturais, etc. etc. Mas NADA acontece. Às vezes dá vontade de dar uns tapas nos alunos adolescentes, outras nos professores apáticos, mas no geral passei o filme me perguntando: "Tão reclamando do que?!". Depois de tudo que já ouvi meus amigos professores da rede pública de ensino médio em São Paulo contando, os caras do filme tão reclamando de barriga cheia e não tão fazendo porra nenhuma pra mudar o que consideram errado.

Aqui fica a "contra" recomendação, passem longe, é para outra realidade.

Um comentário:

  1. esse filme nao é antigo, pq lendo a sinopse eu acho q eu assiti no cinema, anos atras....

    ResponderExcluir