sexta-feira, 31 de julho de 2009

Vá e me conte

 


Passeando pela internet agora de manhã vi no Guia Verde que a 31ª Sakura Matsuri, ou Festa das Cerejeiras. vai ser neste Domingo, 02 de agosto, a partir das 10h, no Parque do Carmo.

Fui ano passado, quando tire a foto lá em cima, mas parece que foi em outra vida. Parece também que foi a vida toda e me dói o coração de saudades de São Paulo. Ela é feia, suja, poluída, mas ao mesmo tempo é linda e tem incontáveis coisas que me deixam saudosista.

Este ano as cerejeiras devem estar exuberantes, pois o frio ajuda na florada. Quem puder vai lá, tira uma foto e manda pra mim. Eu coloco aqui pra quem não foi matar a (ou morrer de) vontade.


Parque do Carmo, Avenida Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera. Metrô: Corinthians-Itaquera. A entrada é franca. Informações: (11) 2748-0010.

Posted by Picasa

terça-feira, 28 de julho de 2009

Cérebro de formiga

Um estudo publicado no Proceedings of the Royal Society: Biological Sciences em 22 de julho sugere que formigas podem executar uma tarefa de maneira mais racional que nós seres humanos.

Os autores do trabalho, Stephen Pratt e Susan Edwards, afirmam que não é uma questão de inteligência, mas que o processamento "coletivo" das formigas na hora de tomar uma decisão faz com que a decisão seja tomada de maneira mais consistente do que nosso encéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor permitem.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Minhocas na cabeça

Minha mãe sempre foi contra termos um bichinho de estimação em casa. Não exatamente pelo conceito do bichinho, mas por questões de espaço e saber que ia sobrar pra ela.

O primeiro que durou em casa foi um peixe beta, o Fidel, meu irmão cuidava bem. Depois da morte dele (o peixe, não meu irmão) demorou à aparecer outro em casa. A Tsu está durando lá e os receios da minha mãe se confirmaram, quem cuida da gata é ela, ajudou pra isso o fato de termos saído de casa pouco tempo depois do aparecimento dela.

Pois bem, finalmente arrumei um bichinho de estimação pra mim, digam olá para as Dercys

 


Para quem não entendeu que raios é isso eu explico: São minhocas. Faz um tempo que ouvi falar desses sistemas de vermicompostagem domésticos (Minhocasa) e criei coragem quando soube da primeira "safra" de humus de um amigo... infelizmente meu amigo interrompeu o experimento dele por problemas técnicos, vamos ver como eu me saio como criador de minhoca.

 


Se tudo der certo, boa parte do lixo orgânico gerado aqui em casa não será mais lixo, mas sim alimento das minhocas e matéria prima na geração de humus, que ainda não sei onde irá parar, já que devo gerar muito mais humus do que a meus canteiros na varanda devem consumir.

Esse minhocasa é uma das coisas mais "Pense Global, aja local" que eu já vi. Se todos usassem coisas desse tipo, reduziria monstruosamente o lixo gerado. O sistema pode consumir até 500ml de materia orgânico por dia, tem um maior consome até 1 litro.

Imagina só, 500ml x 365 dá quase 200L de matéria orgânica por ano que ao invés de lotar os lixões irão ajudar canteiros a florecer.

Posted by Picasa

domingo, 26 de julho de 2009

Kampai!!!

Em uma ação conjunta para tentar fazer meu humor melhorar meu pai, irmão e famílias vieram para Natal trazendo na bagagem umas encomendas minhas.

 


Tomei a decisão que só vou beber quando estiver feliz, andei tão depre por aqui que a chance de virar alcoólatra era alta se bebesse para ficar bem.

Que saudade eu estava de uma boa cerveja. Quando eu for viajar novamente, meu fígado que se cuide.

Posted by Picasa