segunda-feira, 27 de julho de 2009

Minhocas na cabeça

Minha mãe sempre foi contra termos um bichinho de estimação em casa. Não exatamente pelo conceito do bichinho, mas por questões de espaço e saber que ia sobrar pra ela.

O primeiro que durou em casa foi um peixe beta, o Fidel, meu irmão cuidava bem. Depois da morte dele (o peixe, não meu irmão) demorou à aparecer outro em casa. A Tsu está durando lá e os receios da minha mãe se confirmaram, quem cuida da gata é ela, ajudou pra isso o fato de termos saído de casa pouco tempo depois do aparecimento dela.

Pois bem, finalmente arrumei um bichinho de estimação pra mim, digam olá para as Dercys

 


Para quem não entendeu que raios é isso eu explico: São minhocas. Faz um tempo que ouvi falar desses sistemas de vermicompostagem domésticos (Minhocasa) e criei coragem quando soube da primeira "safra" de humus de um amigo... infelizmente meu amigo interrompeu o experimento dele por problemas técnicos, vamos ver como eu me saio como criador de minhoca.

 


Se tudo der certo, boa parte do lixo orgânico gerado aqui em casa não será mais lixo, mas sim alimento das minhocas e matéria prima na geração de humus, que ainda não sei onde irá parar, já que devo gerar muito mais humus do que a meus canteiros na varanda devem consumir.

Esse minhocasa é uma das coisas mais "Pense Global, aja local" que eu já vi. Se todos usassem coisas desse tipo, reduziria monstruosamente o lixo gerado. O sistema pode consumir até 500ml de materia orgânico por dia, tem um maior consome até 1 litro.

Imagina só, 500ml x 365 dá quase 200L de matéria orgânica por ano que ao invés de lotar os lixões irão ajudar canteiros a florecer.

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário