sábado, 3 de julho de 2010

Frango de bruços

Desde que mudamos para Camboriu temos diminuído a carne vermelha na dieta. Não é recomendação médica nem dieta maluca, é simplesmente que a Re está dando aula no colégio agrícola e eles tem carne de porco e frango de ótima qualidade e muito mais em conta que no mercado.

Essa semana eu "encomendei" um frango para assar.

Faz um tempo que venho me arriscando a assar frangos em casa e englobando algumas dicas do pai, irmão e vó, esse foi o resultado.



Não esqueça de temperar o frango antes de começar. Eu costumo só passar sal em toda volta e por dentro. Alho moído e manjericão acompanham bem.

A parte do pai:

Uma das dificuldades em assar frango é acertar o ponto em que está cozido por dentro e dourado por fora. Outro problema comum é que o peito costuma ficar muito exposto e seco. Ai entra a técnica que meu pai me passou.

Coloque o frango pra assar em fogo médio com o peito pra baixo. A hora que as "costas" estiverem douradas, vire o peito pra cima e deixe assando até o peito dourar. Está pronto, fácil assim, virar é um pouco chato, mas com uma espátula e um garfo você consegue, cuidado pra não fazer em uma superfície escorregadia e a assadeira deslizar.


A parte do irmão:

O único problema de assar o frango de bruços assim é que a pele do peito pode grudar no fundo da assadeira e dar um trabalhão pra virar, além de perder a pele.

Para evitar isso, roubei uma ideia do meu irmão. Coloque uma camada de batata fatiada no fundo da assadeira. Tempere as batatas e ponha o frango por cima. A gordura do frango vai escorrendo e ajudando a meio cozinhar/fritar as batatas. Ainda não achei o ponto certo das batatas, elas acabaram grudando no fundo, mas acho que untar a forma antes das batatas pode ajudar com isso.

Da próxima vez vou passar uma gordura na assadeira, colocar uns dentes de alho e alecrim no fundo, colocar no forno. Depois que a batata estiver dourada de um lado eu viro, coloco o frango e continuo.


Por fim, a parte da vô:

Minha vó faz um recheio de frango fenomenal, ela me passou a receita/conceito e eu tento usar com o que tiver, nunca ficou tão bom quanto o dela. Deve ter um pouco de memória afetiva, mas o fato que ela é a melhor cozinheira que eu conheço me deixa em desvantagem quando tento imitar.

Basicamente é: pegue os miúdos do frango, mais algum bacon, linguiça, toucinho, o que estiver sobrando, triture com tomate e cebola, tempere e faça um guisadinho. Misture pão moído para "dar liga". Jogue a mistura dentro do frango, feche o burado com uns palitos de dente, pode por o frango pra assar.


Tem umas marcas arredondadas no peito do frango ali em cima, é por causa dele ter ficado apoiado nas batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário