segunda-feira, 6 de julho de 2009

Granola

Quando viemos para Natal sabíamos que alguns produtos ou marcas não estariam disponíveis. Logo que arrumamos o apartamento uma das primeiras coisas que comecei a testar foram as marcas locais de granola.

Uma coisa que peguei gosto de comer de manhã é granola com iogurte, é prático, rápido, gostoso e sem culpa.

Infelizmente não gostei das granolas comerciais que encontrei nos supermercados por aqui. Depois de um tempo tentando uma ou outra a Renata apareceu com uma receita da Nigella Lawson. Para quem não conhece a Nigella é a rainha da gordureira, no programa dela teve até prestígio empanado e frito. Apesar de granola não combinar muito com a imagem que eu tenho dela, tenho que admitir que todas receitas da Nigella tentadas até hoje pela Renata funcionaram perfeitamente.

Uma coisa boa de granola é que a receita é mais um guia de quantidade, dá pra adaptar com os grãos, sementes e ingredientes à mão.

Achei a receita com quantidades em gramas ao invés de xícaras no site Quiche de Macaxeira. Cortei o tamanho para um terço, mais adequado ao meu teste. A receita ficou:

Ingredientes:
50 g de aveia em flocos
50 g de quinua em flocos
25 g de germe de trigo
25 g de farelo de trigo
40 g de sementes de girassol descascadas e salgadas
40 g de sementes de gergelim branco -> É MUITO!!!
70 g de purê de maçã
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de gengibre fresco ralado -> É POUCO!!!
40 g de mel de caju -> a receita original falava em Karo, eu quis inovar.
2 colheres (sopa) de mel -> achei mel de jandaíra aqui e usei ele. É mais fraco que o mel de Apis, preciso colocar mais.
35 g de açúcar mascavo -> o mel de caju e o mel que usei são menos doces, preciso colocar mais.
100 g de amêndoas e castanha do pará -> É MUITO!!! - coloquei no olhômetro e foi em excesso.
1 colher (sopa) de óleo de girassol
10 g de ovomaltine -> É POUCO!!!


Comecei cozinhando e fazendo purê das maçãs:

Esse passa verdura foi uma das melhores aquisições para a cozinha que eu já vi. Ótimo pra fazer pures, papinhas, molhos.

Depois fui pesando e misturando a parte seca da granola, grãos e sementes.


Como não dava pra mexer na vasilha que usei pra pesar, passei pra forma e misturei bem. Medi então a parte líquida e gosmenta (açucar, caldas, óleo) e coloquei na forma. Misturando tudo bem pra não formar grumos.



A forma não é ideal para misturar, da próxima vez uso uma vasilha maior. depois de tudo bem misturado vai pro fogo baixo (180C) por 20min, tira, mexe pra não colar no fundo e mais 20 minutos de forno.

Depois de assado deixar esfriar e guardar em potes hermeticamente fechados.



Ficou bom, mas não campeão. Já pensei em alterações (algumas comentadas na receita lá em cima).De qualquer forma, modéstia a parte ficou bem melhor que as granolas disponíveis no supermercado.

Posted by Picasa

2 comentários:

  1. um a gente tem q se virar qndo a gente gosta muito de algo e nao tem, parece q ficou boa sua granola. Aqui o povo AMA, idolatra granola, estou comendo neste momento.....tem ate umas q vem da Suiça...de tudo q é nacionalidade, mas Pao de queijo...esquece...achei ate goiabada q vem da America central...e dai seu pai me passou a receita dele...e reproduzimos, ficou otimo....enquanto eu tiver polvilho azedo, depois sei lá, só chorar.

    ResponderExcluir
  2. Mas tem que correr atrás do que curte. Estou ainda experimentando com essa receita de granola. Ficou boa, mas vamos ver se melhora.

    Pão de queijo é algo.

    ResponderExcluir