terça-feira, 10 de março de 2009

POWERED BY UBUNTU LINUX

Desde que ouvi falar do Linux eu virei fã. Mas um fã mais conceitual do que prático. Apesar da minha experiência em computação (pra quem não sabe sou técnico em processamento de dados), nunca tive capacidade/ânimo de correr atrás de tudo que precisaria para ter um computador com Linux.

No começo era necessário tanto malabarismo e a falta de documentação era tão braba (tempos onde o acesso a internet era difícil, pré-google) que eu nem me arrisquei.

Depois que apareceram umas distribuições mais amigáveis, tentei algumas vezes, mas sempre acabava me deparando com algumas barreiras e desistia.

Primeiro, antes da internet rápida, não conseguia configurar o modem. A grande maioria dos modens era (e parece que ainda é) feita para Windows.

Segundo, já com internet rápida esbarrei na compatibilidade de alguns programas que precisava para trabalhar (para os quais só existia versão Windowsa).

Terceiro, jogos, era uma dureza rodar jogos no Linux.

Linux se tornou algo que eu concordava conceitualmente, mas a aplicação ficava extremamente distante.

Finalmente os Tech Gods olharam para mim e numa conjunção de eventos felizes estou finalmente numa máquina com linux e que tem todos os programas e (quase) todos os equipamentos funcionando.

Como foi isso.

Com a minha mudança para Natal se aproximando comprei um notebook HP Pavilion DV5-1160br. Ele vem com o Ruindows Vista e apesar de ser o computador mais poderoso que já peguei rodava muito pior que meu desktop.

Decidi instalar o UBUNTU LINUX 8.10 AMD64. Graças ao google e aos foruns do Ubuntu não há falta de informação e, tendo um pouco de ânimo, dá pra encontrar muita dica boa. Segui muito desse cara aqui:

Experiência de Instalação do Ubuntu 8.10 em Notebook HP Pavilion dv6750br

Só foi engraçado (ou trágico) que quando usei o gparted para organizar as partições do notebook foi assim:

-Reduzir a partição do vista para 40gb.
-Mover a partição de recuperação do vista pra ficar logo depois da primeira.
-Criei uma partição pro linux: Swap, uma pro sistema e uma pro home. Queria formatar o home em fat32 para que o vista conseguisse enxergar também, mas não dá, pra ser home tem que ser no formato do linux (ext2 ou ext3).
-Achei melhor então aumentar um pouco o tamanho da partição do windows, apaguei as outras, movi a partição de recuperação e aumentei a do windows para 60gb.
-Criei as partições do Linux novamente.

Quando mandei aplicar as modificações o gparted não foi direto para a minha última configuração, ele repetiu todos os passos. Mover e mudar o tamanho demoram horrores, então uma coisa que era pra ter levado uns 40min levou mais de 2h.


Para a parte de multimídia:

Comprehensive Multimedia & Video Howto

De resto foi tranquilo, só escolher os programas que quer e deixar o synaptic resolver. Uma das dicas mais importantes pra mim no começo foi dos dois botões do mouse. Se vc grifa alguma coisa em uma janela e aperta os dois botões do mouse junto ele faz um ctrl+c ctrl+v do que está grifado. Não sei porque, mas quando estou usando o console para copiar alguns comandos intermináveis, isso me parece muito mais prático.

Só rolou uns problemas para o vídeo e configurar o microfone interno pro Skype, mas agora está perfeito. Ontem falamos com a minha prima que está no Canadá e mostramos o Gabriel pra ela. Todo mundo feliz de estar conversando e eu super animado com o notebook funcionando em Linux.

Quanto ao microfone o problema era na seleção do microfone correto, tem que fuçar bastante nas configurações de volume.

Só não consigo acertar o modem e já li que não tem muitos drivers de modem para o Ubuntu 64, tem mais pro 32. Mas eu sobrevivo sem isso (espero).

Me registrei ontem no The Ubuntu Counter Project e ganhei meu botão:

The Ubuntu Counter Project - user number # 26533

E esse é meu primeiro post feito do notebook, powered by ubuntu linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário