sábado, 7 de março de 2009

Cybertaverna na alta cozinha

E agora voltamos a falar de coisas gostosas.

Pra quem não sabe essa semana e a próxima está rolando a Restaurant Week em algumas cidades do Brasil.

Se você, assim como eu até semana passada, não tem nem idéia do que é Restaurant Week uma rápida explicação:

É a oportunidade de ir em restaurantes assustadoramente caros, só pagando caro.

Uma série de restaurantes muito bacanas (tem a lista no site, só seguir o link lá em cima) servem uma refeição por R$25. Tem umas dicas no site da Restaurant Week que é bom seguir:

Se você se enfiou nessa para não gastar grana tome cuidado com couvert e bebida, os R$25 incluem somente as opções de entrada + prato principal + sobremesa.

Como tem mais um monte de muquirana como a gente nesse mundo é bom chegar cedo, ou tentar reservar. Eu fui hoje, ao meio dia, sem reserva no Bistrô Charlo. Entrei comi e sai. A hora que sai tinha gente com reserva esperando. Meu irmão chegou lá às 13h30, pegou mais de uma hora de fila.

Tem outras dicas, mas essas são as relevantes. As opções de lugares e cardápios dá pra checar no site do evento (aqui novamente: http://www.restaurantweek.com.br/)

Bem, já que mencionei o Bistrô Charlô, vamos falar mais dele:

Bistrô Charlô
Especialidade: Internacional
Chef: Charlô
Endereço: R. Barão de Capanema, 440 – Jardins
Telefone: (11) 3087-4444

O lugar é muito bonito. Espaçoso, cadeiras confortáveis, vários talheres na mesa.

Recusamos o couvert, mas não é só por pão-durice, evitamos couvert sempre que possível pois não somos de comer muito e acaba atrapalhando a performance.

As opções de cardápio eram:

Entradas
Patê Charlô com coulis de framboesa, crostini e verdes variados
ou
Creme de Pupunha com Azeite de Alcaparras.

Prato principal
Tagliatelle com robalo e ratatouille de azeitonas pretas
ou

Caçarola de Frango, damasco, ameixa e canela com couscous marroquino e laranja confitada.

Sobremesa
Torta de gianduia com sorvete de creme e farofinha crocante de avelã.
ou
Encharcada.

Eu fui de patê, frango e torta. Perguntamos o que era Encharcada (uma gemada gratinada, pelo que entendi), mas ninguém quis desistir da torta.

Gostei de tudo. O patê e o frango devo dizer que não me deixaram de queixo caído, mas estavam muito gostosos. O patê tinha a "vantagem" de ser diferente, textura e gosto aos quais não estou muito acostumado. A salada tinha um molho com algo tipo raiz forte ou mostarda.

Agora o verdadeiro motivo de irmos lá foi a descrição da torta de gianduia. É impressionante que ela sobreviveu (se até não superou) as minhas expectativas, muito, muito boa.

Não sei se eu volto lá sem restaurant week, 37 paus no PF não fazem meu coração pular de felicidade, mas valeu muito a experiência.

Uma consideração sobre restaurante. É comum eu me pegar pensando, "40 paus por um pedaço de peixe!!!" ou "R$50 um frango assado!?!" quando leio sobre algum desses restaurantes que estão na moda, ou de alta gastronomia.

Bem, em certos casos acho que tenho razão. Não interessa quão bom seja, ainda é um frango assado e não acho que ele vale R$50. Posso estar enganado, mas não vou pagar R$50 para descobrir.

Entretanto, muitas vezes esses restaurantes são muito mais confortáveis e espaçosos que os buracos onde costumo me enfiar. Além disso podem representar a oportunidade de experimentar algo que não comeria em qualquer outro lugar.

Se for olhar do ponto de vista do custo benefício (ou gasto lucro) talvez muitos desses restaurantes estejam em uma linha justa, muito parecida com outros que eu frequento. Em resumo, não são eles que são caros, eu que ganho mal.

Continuo não pagando R$50 por um frango assado, mas curti muito os R$25 por algo que não se comeria normalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário