sexta-feira, 16 de abril de 2010

Como era mesmo?

Eu e a esposa organizamos um plantão de dúvidas ajudando os garotos da Casa do Adolescente em São Paulo com os estudos. Foi um tempo interessante e onde percebi uma coisa bem complicada: Eu esqueci como foi aprendido um monte de coisa.

Eu sei ler, escrever, fazer contas. Mas não lembro como raios me ensinaram isso. Pior ainda, não lembro como eu fui ensinado bioquímica. É complicado ter uma quantidade grande de conhecimento sobre um assunto e tentar transmitir parte dele.

Esses dias em aula coloquei uma questão sem resposta exata, era para os alunos bolarem hipóteses do que PODE acontecer dada uma certa situação. Foi engraçado perceber como a incerteza teve um efeito estranho.

São cursos de engenharia e talvez estejam acostumados a respostas exatas, mas engenharia é o curso de resolver problemas, de arrumar aplicações práticas para o conhecimento e quando lidamos com processos naturais, as respostas não são fáceis.

Entendi a reação de alguns alunos como se a falta de resposta única tornasse todas as respostas erradas. Incerteza é diferente de erro. Incerteza nos leva a avaliar as possibilidades e escolher a melhor opção.

Será que eu consigo ensinar os alunos a ficarem sem saber?


PS: Toda vez que entro em sala lembro da Granny WeatherWax da série Discworld: "Não sou boa nessa coisa de ensinar, mas fica por perto que você deve acabar aprendendo alguma coisa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário