quarta-feira, 3 de março de 2010

Viva a liberdade!!!


Por necessidades trabalhistas decidi contratar um serviço 3G. Meu primo falou bem da Claro aqui em SC então foi ele mesmo.

Primeira coisa na loja foi me certificar que se algo desse errado teria 48h para devolver o produto. Apesar disso constar do código do consumidor é bom que o atendente passe por escrito pra facilitar evitar problemas.

Depois de conversar um pouso sobre os planos fiz a pergunta fatídica:

"Roda em Linux?"

Ela nem desconversou: Não roda de jeito nenhum. Nenhum modem 3G roda em Linux.

Fiquei cabreiro, mas é uma necessidade nessa nova fase, então fechei negócio. Plano de 1Gb, que pode aumentar o limite caso precise no futuro.

Cheguei no hotel e fui instalar o dito cujo no windows vista. Ele entra e procura os drivers, depois de um tempo instala o programa da claro, entra no programinha e... NADA.

A luz tava azul, então ele encontrava a rede 3G, mas por algum motivo, nada do Vista conversar com o modem. Reinicia, pluga, despluga, roda o programa tudo de novo, reinstala. Finalmente rodou.

Fui direto ao google procurar por "3g claro ubuntu". Depois adicionei ainda o modelo do modem Huawei E156B. Resultado da busca, esse modelo tem suporte linux.

Reiniciei o notebook e entrei no Ubuntu. No ícone de conexão de rede tinha a opção de "Banda larga móvel disponível", entrei lá e ele perguntou: País? Brasil. Operadora? Claro. Confirma? Sim.

A luz ficou azul e cá estou navegando. Não só rodou no Linux, como foi muito mais fácil configurar. Adoro essa coisa de software livre.


Editado 03/03/2010 22:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário