Deus ama os homens medíocres. Fez uma porção deles.Abraham Lincoln
Saímos para jantar hoje, por acaso era um lugar que tinha televisão e estava no noticiário local RN TV.
Entre as notícias:
Alecrim luta para chegar a final da série D.
Velório do Monsenhor de Mossoró.
Mas a notícia que realmente mexeu comigo foi a última sobre uma árvore que chora. É uma árvore no interior do Estado que sofre acúmulo de uma coisa esbranquiçada nos galhos que vira líquido e cai. Os locais já anunciaram que a coisa branca é gelo e o líquido são lágrimas da árvore e isso tudo é um milagre. Tem gente levando galhinho da árvore pra se benzer, afinal é um milagre.
A reportagem pediu para um pesquisador da UFRN avaliasse o vídeo da árvore, mostrando a coisa branca e as gotas caindo. Não lembro da explicação exata, mas resumidamente, quando a árvore está sofrendo algum tipo de dano ela pode liberar fluído e a seiva forma aquele tipo de espuma. Além disso, nas horas mais quentes do dia essa liberação a própria respiração da árvore pode formar as gotas que caem das folhas.
O que me chocou foi a reação das pessoas:
Pra mim aquilo lá em cima é gelo. E isso é obra de Deus, pois formar gelo nesse calor.
Tudo bem, eu sou um homem da ciência e de muito pouca fé na humanidade, mas tudo que falaram na reportagem me deu a impressão que ninguém pegou um aparelho de alta precisão (tipo uma escada) e subiu na árvore pra ver se aquilo é gosma ou gelo. Isso não é química quântica, ser curioso, questionar e testar o mundo a nossa volta é a base de todo o desenvolvimento.
Odeio quando as coisas deixam de ser:
"Parece neve"
Pega escada olha de perto, passa a mão.
"Olha é ???" - onde ??? é o resultado de uma observação.
E passam a ser:
"Parece neve"
"Mas aqui é muito quente pra ter neve"
"Então é obra de Deus"
"UAU! Me dá um raminho pra curar minha unha encravada"
Huhuahuahuhau fazia tempo que eu não via um desabafo de cientista sobre a ignorância e pequenez de espírito médias dos conespecíficos :-D Nesse caso, com toda a propriedade. Aff.
ResponderExcluir