O nosso material genético, no núcleo de toda célula eucariótica é o DNA. O DNA é um polímero de nucleotídeos, a sequência desses nucleotídeos é o chamado código genético. Durante o processo de transcrição é feita uma cópia complementar à uma sequência de DNA, o RNA mensageiro. O RNAm é processado, exportado do núcleo e no citoplasma se ligará a maquinaria de transcrição e dará origem a uma proteína.
Para entender melhor essa parte do RNA virando proteína dá uma olhada aqui.
Resumidamente: DNA -> RNA -> Proteína
Aprendemos no curso de Biologia Molecular que o processo em que o DNA é replicado (gerando mais DNA), ou transcrito (gerando RNA), acontece no sentido 5'->3', se referindo à uma hidroxila (OH) na posição 5' da fita de ácido nucléico que está se formando.
Como sexta a noite é hora de ficar estudando (?) encontrei um casal de amigos no GoogleTalk com a dúvida: Por que não 3'->5'?
Minha primeira resposta: Por causa do OH.
Mas isso não era o suficiente, passamos um tempo discutindo se a transcrição no sentido 3'->5' era uma impossibilidade ou se o 5'-> 3' era uma escolha da natureza, desprovida de um motivo maior. Estereoquímica? Energia da reação?
Depois de discutir um pouco eu desencanei e fui fazer algo mais produtivo da minha noite de 6a. Olha que vídeo bacana que a Renata encontrou no Popload. Um músico de formação erudita tocando Karma Police do Radiohead.
Ah! Para aqueles que ficaram encucados com a solução do 3'->5' e não conseguiriam dormir tranquilos com essa dúvida, meus amigos acharam uma resposta. Encontraram um trabalho que identificou uma enzima que cataliza a reação no sentido 3'->5', logo 3'->5' é possível. Não li o trabalho pra ver se tem alguma implicação do porque a preferência do 5'->3' na natureza, mas se alguém quiser ir mais a fundo no assunto:
tRNAHis guanylyltransferase catalyzes a 3′-5′ polymerization reaction that is distinct from G−1 addition
Nenhum comentário:
Postar um comentário