sexta-feira, 20 de março de 2009

Arroz negro

Um tempo atrás compramos um saquinho de arroz negro na feira orgânica de Porto Alegre. Era tão orgânico que demos bobeira e uns bichinhos comeram o arroz antes da gente. Os mais radicais podem me recriminar, mas joguei tudo fora. Não tinha como comer o arroz negro depois de ver um monte de bichinho andando. Ainda mais que como era tudo escurinho dava a impressão que o arroz estava se mexendo.

Pois uma amiga da Re deu de presente um pacote de arroz negro pra gente, junto com a recomendação de guardar na geladeira. Ela encontrou no mercado de Pinheiros.

De qualquer forma, pra não correr riscos resolvemos experimentar um pouco rapidinho.

Arroz Negro

Eu guardo a água da lavagem do arroz para regar as plantas da varanda. A água saiu bem escura, parecia que tinha colocado uma gota de tinta.

Uma rápida fritada no arroz pra pegar o sal e pimenta. Tinha um cheiro diferente, mas demoramos a identificar, o arroz negro deixou um cheiro de pipoca no ar.

Smells like pop-corn

Adicionei a mesma quantidade de água, deixei secar e experimentei. Estava duro, repeti isso mais duas vezes, então da próxima vez vou por 3x o volume de arroz em água.

Tem um gosto muito bom, não ficou com gosto de pipoca, apesar do cheiro enquanto fritava lembrar um pouco. É integral, então o grão fica mais duro que arroz polido, em contrapartida é mais nutritivo e muito decorativo veja as fotos abaixo.





Só tem que tomar cuidado pois o caldo fica uma "meleca" preta, então se for pra deixar o prato bonitinho tem que servir com cuidado.

Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Pode ser saudavel e gostoso, mas parece um monte de besourinho !!!

    ResponderExcluir
  2. Pior quando deixamos estragar e tinha realmente um monte de besourinho andando.

    Mas o arroz pronto eu acho muito decorativo.

    ResponderExcluir