Estava ouvindo coisas por ai (Science Friday, meu novo podcast favorito) e teve umas informações interessantes sobre alergias.
Eu sou um daqueles que quase a vida toda sofreu com alergias por todos os lados. Por vários anos tive rinites constantes e anualmente pelo menos uma sinusite que precisava de antibióticos.
Agora as coisas interessantes.
1) Alergia é culpa sua. A alergia acontece quando nosso próprio sistema imune responde de maneira inadequada a um estímulo que é inócuo. Por isso que as pessoas tem alergias a coisas diferentes.
2) Alergias podem levar tempo para se estabelecer. As vezes temos a impressão que uma alergia surgiu do nada. O que acontece é que a tal da resposta imune foi incrementando a cada exposição ao alérgeno, as vezes levando 3-5 anos de exposição contínua para se estabelecer.
3) Alergia some? Às vezes some, mas infelizmente ninguém tem idéia de como isso acontece. Se a sua sumiu, considere-se um cara de sorte.
4) Apesar de ser uma doença que não mata muito as alergias, rinites, essas coisas, são número 1 quando o assunto é piorar a qualidade de vida. Pessoas com rinite tem uma percepção de piora de qualidade de vida pior que a de pacientes com câncer. Além disso, gasta-se mais com remédios anti-alérgicos do que doenças cardíacas.
A "hipótese da higiene": estudos epidemiológicos indicam que crianças que são expostas a ambientes mais "sujos" entre 0 e 1 ano de idade tem menos alergias que as outras. Por ambientes sujos entenda-se creches, fazendas, rua. Fico pensando se o amadurecimento do sistema imune e aquela coisa de reconhecimento de self tem a ver com isso. Mas de qualquer forma é legal pensar que criar o filho numa bolha não é bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário